Coluna Hábito de Quadrinhos

Chico Bento, 60 anos! Seis edições para relembrar o personagem


01/11/2021 09h40

Inteligente, arteiro, puro, bondoso. Chico Bento, um dos mais carismáticos personagens do Mauricio de Sousa, completou 60 anos de existência – como mostra a tira acima, publicada pelo Mauricio em seu site oficial.

Chico dispensa apresentações: seu chapéu, a camisa amarela, a calça azul e o eterno sorriso imediatamente remetem a humor, leveza, árvores e, claro, goiabas.

Aproveitei o momento para apresentar seis edições com histórias marcantes do personagem.

Chico Bento” nº 1 (ed. Globo), de 1982

O carismático Chico Bento levou um tempo para ter uma revista mensal para chamar de sua: foi apenas em 1982, praticamente duas décadas após sua criação. A esta altura, já tinha uma turma bem estabelecida de personagens, que aparecem nesta edição: Zé da Roça, Hiro, Zé Lelé, seus pais (Nhô Bento e Dona Cotinha) e Rosinha.

“Chico Bento” nº 87 (ed. Globo), de 1990

Esta revista traz uma história marcante, ainda que de uma tristeza imensurável: “Uma Estrelinha Chamada Mariana”, de Rubens Kiyomura, que conta a história da irmã mais nova de Chico, que morreu ainda bebezinha.

Chico Bento Moço nº 1 (ed. Panini), de 2013

Se a Turma da Mônica Jovem, com roteiros mais voltados para o público adolescente e um traço mais próximo do mangá, fez sucesso, por que não tentar o mesmo com Chico Bento e seus amigos da Vila Abobrinha? Foi assim que nasceu “Chico Bento Moço”, interessante releitura deste personagem clássicos e seus amigos.

Chico Bento – Pavor Espaciar(2013), de Gustavo Duarte

A série Graphic MSP é uma bela sacada: autores diferentes levando suas abordagens pessoais aos personagens do Mauricio de Sousa. “Pavor Espaciar” é particularmente incrível: Gustavo Duarte é muito talentoso tanto no roteiro quanto na arte, e a aventura retratada neste álbum é engraçada e cativante.

“Chico Bento” nº 44 – segunda série (ed. Panini), de 2018

Um dos crossovers mais inusitados dos quadrinhos trouxe, em uma infelizmente curta série de histórias, o encontro de heróis da DC Comics com a criançada da Turma da Mônica. Em “Esperança”, de Carlos Estefan e Roberto Martins Pereira, vemos o encontro de dois personagens de corações puros criados em fazendas: Chico Bento e Clark Kent (nas horas vagas, o Superman).

Chico Bento – Arvorada (2019) e Chico Bento – Verdade(2021), ambos de Orlandeli

Chico Bento teve sorte com seus artistas da série Graphic MSP. Depois de Gustavo Duarte, foi a vez de Orlandeli trazer sua interpretação, agora mais poética, a este grande pequeno menino.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romanceVenha me ver enquanto estou vivae da graphic novel Púrpura, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças