Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

A HBO Max está produzindo - e anunciando - cada vez mais filmes e séries de super-heróis da DC Comics. Alguns, infelizmente, vão entrar "em espera" - termo mais bonito para dizer que cancelaram e, caso mudem de ideia, será no futuro distante. Imagino que se enquadrem aí, por exemplo, a nova versão de Constantine, a Liga da Justiça Sombria (que já mudou de mão umas trocentas vezes), os filmes da Madame X e da Zatanna e a antologia "Estranhas Aventuras".

Mas alguns projetos parecem que vão vingar... Por exemplo, os seguintes projetos:

* O filme da Batgirl, com Leslie Grace no papel-título;

* O longa da Canário Negro, com Jurnee Smollett reprisando a personagem que viveu em "Aves de Rapina";

* “Lanterna Verde” (com Finn Wittrock), previsto para 2002;

* Um seriado sobre a polícia de Gotham City, interligado com o filme do Batman que sairá em março de 2022;

* Uma série com um Superman negro (Val-Zod, não Kal-El), roteirizado pelo ótimo Ta-Nehisi Coates;

* O filme do Besouro Azul.

E é sobre este último que quero comentar hoje: Besouro Azul ("Blue Beetle", no original). Afinal, quem é este personagem? A resposta começa com "Eles são...". Afinal, existem quatro Besouros, diferentes entre si.

O BESOURO AZUL SEM PODERES (E DEPOIS, COM PODERES) DA ERA DE OURO

O primeiro Besouro Azul foi um dos muitos personagens surgidos na onda do Superman e do Batman, na chamada Era de Ouro dos Quadrinhos de Super-Heróis. Criado por Charles Nicholas em 1939, veio com um pacote completo: identidade secreta, uniforme bacana (azul, como o do kryptoniano), mas sem poderes (como o Batman). De dia, era um policial. À noite, vigilante uniformizado.

As histórias originais do Besouro Azul eram pura ação. Não havia exatamente história de origem e, nas poucas páginas a que tinha direito, pouco espaço para aprofundar o personagem. Ele chegava, derrubava os vilões na porrada e acabou aí. Entretanto, por algum motivo, fez sucesso. Chegou a virar seriado de rádio, em 1948, sendo interpretado pelo ator Frank Lovejoy.

Com o passar das histórias, o Besouro Azul foi crescendo nas histórias. Ganhou poderes à la Superman: superforça, voo, resistência sobre-humana. A origem dos poderes também era pseudocientífica: em vez de ser um alienígena, como Superman, ganhava seus poderes da poderosa vitamina 2X.

O BESOURO AZUL PODEROSO DA ERA DE PRATA

A segunda versão do Besouro Azul foi criada por Joe Gill e Bill Fraccio em 1964. Era quase o mesmo personagem (codinome e uniforme idênticos), mas com uma minúscula diferença no nome e outra enorme na origem e nos poderes: saiu a pseudociência e entrou a pseudomagia.

Daniel Garrett (sim, com um "t" a mais no sobrenome) era um arqueólogo que encontrou um artefato místico no Egito. Com ele, tinha todos os poderes de sua versão anterior e mais alguns, como disparar raios.

O BESOURO AZUL SEM PODERES DA ERA DE PRATA

Uma mudança radical no personagem aconteceu em 1966, quando Steve Ditko e Gary Friedrich mudaram tudo.

Prestes a morrer, Daniel Garrett passa a responsabilidade de ser o Besouro Azul a seu aluno Theodore "Ted" Kord. A responsabilidade, mas não os poderes - não conseguiu passar o artefato místico adiante. Por sorte, Ted Kord é um gênio intelectual e atlético.

Assim, surge um novo tipo de aventuras, com uma espécie de Batman: sem poderes, mas genial. Este Besouro virou famoso na época da Liga da Justiça Internacional, na qual revelou-se um personagem profundo e bem-humorado. É minha versão favorita.

O BESOURO AZUL ATUAL

A atual versão do Besouro Azul foi criada por Keith Giffen, John Rogers e Cully Hamner em 2006 (é ele nas duas primeiras imagens deste texto).

Trata-se de Jaime Reyes, um jovem neto de mexicanos que ganhou poderes ao encontrar um artefato poderosíssimo - mas alienígena, e não místico.

Jaime Reyes é mais poderoso que seus antecessores. Além de voo, superforça e super-resistência, projeta e manipula energia, som, fogo...

O filme da HBO terá Xolo Maridueña, de "Cobra Kai", como Jaime Reyes. Ainda não sabemos detalhes do roteiro, mas podemos esperar as desventuras de um jovem que, entre as agruras tradicionais de sua idade (questões amorosas, estudos, problemas profissionais) ainda terá de lidar com "questõezinhas" como aprender a voar enquanto enfrenta supervilões e ameaças alienígenas. Parece divertido.