Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics

Sim! Bruce Wayne está de volta às telas de cinema. Uma boa oportunidade para revisitar as melhores HQs do personagem...

Fiz uma lista com as que, para mim, são as dez melhores histórias dele. Mas, antes de chegarmos à lista em si, três comentários:

1 – A lista é completamente subjetiva! Talvez você prefira...

  • 'Professor Hugo Strange' (de 1940, com a primeira aparição de um supervilão que está até hoje na enorme galeria de inimigos do Morcego: Hugo Strange);
  • 'Apresentando Robin, o Menino Prodígio' (também de 1940, história que inaugura a linha de sidekicks);
  • 'O Primeiro Batman' (1956, com Thomas Wayne usando o uniforme de homem-morcego);
  • 'A Origem da Dupla Superman-Batman' (1958, com título autoexplicativo);
  • 'A Vingança Quíntupla do Coringa!' (1973, com o Coringa pela incrível dupla Dennis O'Neil e Neal Adams).
  • 'O Messias' (1988, uma verdadeira história de terror);
  • 'Asilo Arkham' (1989, a incrível graphic novel de Grant Morrison e Dave McKean);
  • 'Gritos na Noite' (1992, linda e triste obra de Archie Goodwin e Scott Hampton);
  • 'Guerra ao Crime' (1999, com a deslumbrante arte de Alex Ross);
  • 'Corte das Corujas' (2011, com Scott Snyder e Greg Capullo acrescentando este ótimo conceito à mitologia do Morcegão)


2 – Normalmente, eu faria uma lista com apenas oito histórias (mais ou menos uma por década). Mas o Batman é onipresente, tem mais de uma revista mensal há muito tempo, fora minisséries e graphic novels... Vou aprofundar em “só” dez, mas dei um jeito de citar 20 HQs das quais gosto bastante (é só somar com a listinha que aparece no item acima...)

3 – Coloquei as HQs em ordem cronológica, e não de minha preferência.

1939 – 'O Caso da Sociedade Química', de Bill Finger e Bob Kane

Sim, a origem de tudo. Um personagem que é um detetive dos bons, mas também um herói com identidade secreta e uniforme – ou seja, um super-herói. Ainda não havia sidekicks (Robin viria no ano seguinte) nem supervilões (Hugo Strange e Coringa também só em 1940), mas começa aqui uma incrível mitologia que não para de crescer – vide a Corte das Corujas, criada na década passada.


1940 – 'O Coringa', de Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson

Das 11 histórias que aparecem nesta lista (teremos uma de brinde, lá no final), o Coringa aparece em nada menos do que 7. Não é à toa: um personagem incrível e assustador, às vezes profundo ('Piada Mortal' ou o filme estrelado por Joaquin Phoenix), às vezes... um bobalhão. E tudo começou aqui, quando Finger, Kane e Robinson deram origem ao Palhaço do Crime.

1951 – 'O Homem por Trás do Capuz Vermelho!', de Bill Finger, Lew Sayre Schwartz e Win Mortimer

Em essência, uma história de detetive, com Batman e Robin investigando este misterioso novo vilão, conhecido apenas pela capa vermelha e por esse troço que usa na cabeça que parece um balde. Na prática, uma das histórias basilares do Homem-Morcego, que reverbera até hoje – seja do lado dos vilões (como na icônica graphic novel 'A Piada Mortal', que você verá mais abaixo), seja do lado dos heróis (Capuz Vermelho é hoje o codinome de um dos aliados do Morcegão).


1955 – 'Os Batmen de Muitas Nações', de Edmond Hamilton e Sheldon Moldoff

Havia uma inocência divertida nos quadrinhos de super-heróis dos anos 40 e 50. E esta HQ é um bom exemplo: heróis de outros países que não os EUA, que surgiram por serem fãs do Batman, vão a Gotham aprender com o primeiro e maior de todos. É assim que surgem os estereotipados “Batmen” de França (o Mosqueteiro!), Itália (o Legionário!) e América do Sul (o Gaúcho!).

1963 – 'Robin Morre ao Amanhecer!', de Bill Finger e Sheldon Moldoff

Poderia ter sido uma história simples: Batman é voluntário em um experimento científico e começa a alucinar. Mas o nível das alucinações e a tensão do roteiro fizeram com que a história fosse republicada em três antologias da DC com as melhores HQs do Batman – e uma quarta coletânea, mas com as melhores do Robin. Também influenciou a passagem do escritor Grant Morrison pela revista do Homem-Morcego, já no século 21.

Leia Também: Conheça as seis melhores histórias do Doutor Estranho (e mais uma de brinde)

1977 - 'Batman: Aparições Estranhas', de Steve Englehart, Marshall Rogers, Len Wein e Walt Simonson

Não foi exatamente uma história fechada, mas uma celebrada fase do Batman criada, em sua maioria, por Englehart e Rogers – 'Strange Apparitions' é o nome da antologia lançada anos depois e que reuniu este período. A linda arte de Rogers foi importante nos retornos de Hugo Strange e Pistoleiro (o mesmo do Esquadrão Suicida) após décadas no ostracismo. É também desta fase uma das mais famosas histórias com o Coringa: 'O Peixe que Ri'!

1986 – 'O Cavaleiro das Trevas', de Frank Miller

Um soco no queixo, seguido por uma mão direita esmagando a sua garganta. Esta minissérie mudou o status do Batman não só dentro do universo da DC Comics, mas dentro do imaginário pop. Até então, o Morcegão era um importantíssimo herói... sem poderes. Mas com esta minissérie, e a icônica surra que ele aplica no Superman (!), tudo muda. Batman não é só “mais um herói”: ele é o “homem mais perigoso da Terra”, na feliz definição falada por Superman em uma história publicada mais de uma década depois.

1988 – 'A Piada Mortal', de Alan Moore e Brian Bolland

A melhor história sobre a complicada relação entre Batman e seu arquirrival, o Coringa, ao mesmo tempo em que traz uma versão icônica, definitiva e devastadora da origem do Palhaço do Crime. Uma HQ triste e sombria, mas que consegue homenagear uma história clássica ('O Homem por Trás do Capuz Vermelho!', citada lá em cima) e personagens antigos, mas deixados de lado (procure a discreta menção a Batmirim, ao bat-cachorro Ás e à Bat-Girl original).

2011 - 'Corporação Batman', de Grant Morrison e vários artistas

Lembra da inocente HQ 'Os Batmen de Muitas Nações', citada lá em cima? Trata-se de uma expansão dela, com Batman acionando seus vários aliados em diferentes nações (como o francês Acrobata Noturno e o australiano Ranger Sombrio) para uma complicada (complicada mesmo!) trama de espionagem.

2012 – 'A Morte da Família', de Scott Snyder e vários artistas

Scott Snyder e Greg Capullo (o principal dos muitos ilustradores desta longa saga) tiveram uma passagem e tanto pelos títulos do Homem-Morcego, em uma parceria de cinco anos. Para mim, 'A Morte da Família' é o ponto alto desta fase – especialmente devido à assustadora participação do Coringa (tinha que ser ele, não?).

Brinde: 1996 - 'Um Mundo Preto e Branco', de Neil Gaiman e Simon Bisley

A antologia 'Batman: Preto & Branco' foi uma ótima ideia: pegar diferentes artistas para criarem histórias curtas do Morcegão, sem necessariamente integrarem a cronologia oficial do personagem. A versão original foi uma minissérie de apenas quatro números lançada em 1996, mas deu tão certo que a DC voltou a ela depois.

Escrita por Neil Gaiman (sim, o de Sandman) esta curta história chamada 'Um Mundo Preto e Branco' é tão original, criativa e estranha que fica difícil até fazer um resumo sem dar spoiler. Mas vale a leitura!

Leia Também: Lista! As dez melhores histórias do Homem-Aranha