Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Já pensou em conhecer as áreas mais badaladas de Seul, na Coreia, sem sair do seu sofá?

É isso que o Centro Cultural Coreano no Brasil está propiciando para seus seguidores no YouTube, um tour a pé, pelas principais cidades da Coreia, andando pelas animadas ruas e conhecendo as regiões que atraem turistas, tudo ao vivo e guiado por especialistas.

A experiência é muito bacana e diminui um pouco a ansiedade de sair na rua, pra quem continua seguindo o isolamento social e ainda não foi vacinado durante a pandemia no Brasil.

O mais legal das lives do Centro Cultural Coreano no Brasil é o fato da transmissão ao vivo acontecer em primeira pessoa e com interação com a audiência. É possível perguntar informações sobre o que está sendo transmitido no vídeo e ainda ganhar prêmios em sorteios realizados durante o passeio.


Viajar direto do sofá não é uma novidade, mesmo antes da pandemia era possível ver a Mona Lisa de perto no Louvre, caminhar pela Grande Muralha da China e até visitar um parque temático de Orlando em vídeos gravados na tela do computador.

A inovação está na transmissão ao vivo da experiência, da rua direto para sua casa através do YouTube.

O TikTok percebeu este movimento e também lançou um evento global ao vivo para levar seus usuários a um tour pelas melhores instituições culturais do mundo.

O evento histórico chamado #MuseumMoment apresentou um tour virtual exclusivo conduzido por 23 museus em 12 países.

#MuseumMoment Live aconteceu no último 18 de maio e levou a audiência do National Gallery em Cingapura, passando por Israel, Japão, Brasil, França, Itália, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e terminando no México.

O evento foi transmitido ao vivo o dia todo por meio do canal TikTok for Good, o centro de conteúdo de impacto social global da TikTok.

Apesar de muitos não associarem normalmente o TikTok com arte e cultura, a plataforma tem uma comunidade altamente engajada de amantes de história, arquitetura, arte e cultura. As comunidades #ArtTok (1,1 bilhão de visualizações) e #ArtHistoryTok (40,8 milhões de visualizações) estão crescendo a cada dia.

Não é difícil prever que guias turísticos de todo o mundo se inspirem nessas experiências e comecem a oferecer viagens virtuais para suas audiências online.

É claro que nada substitui a experiência presencial, mas já pensou propiciar para um paciente em recuperação no hospital, por exemplo, uma possibilidade virtual e imersiva de caminhar pelas ruas de uma cidade que ele ama do outro lado do planeta?

Ou levar toda a família para a cidade de origem em outro continente, guiados por um morador local contando todas as histórias únicas daquela cidade?

Apertem os cintos, o futuro das viagens agora é híbrido!


João Ramirez
é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. Participou de diversos projetos ativistas e de engajamento de pessoas pelas redes sociais e está viajando o mundo e conhecendo lugares incríveis através do livestreaming.