O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (17) portarias que destinam um total de R$ 66,5 milhões para o Rio Grande do Sul, estado que vem sendo atingido por fortes chuvas desde o fim de abril. O valor será destinado a unidades de saúde, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT),
Em entrevista à imprensa, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, afirmou que cerca de R$ 30 milhões serão destinados ao custeio de serviços de média e alta complexidade, a exemplo do reforço a leitos hospitalares e emergência.
Leia mais: Moraes suspende medida do CFM que impedia aborto legal em casos de estupro
Os recursos serão destinados a Porto Alegre, e a outros sete municípios do RS: Parobé, Estrela, Caxias do Sul, Rio Grande, Santana do Livramento, Igrejinha, Venâncio Aires e Torres.
Veja as unidades beneficiadas:
Hospital São Francisco de Assis (Parobé)
Hospital Estrela (Estrela)
Hospital São Lucas da PUCRS (Porto Alegre)
Hospital Pompéia (Caxias do Sul)
UPA Cassino Dr. Cesar Chiaffitel (Rio Grande)
Serviço de Residência Terapêutica (Santana do Livramento)
Hospital Bom Pastor (Igrejinha)
Hospital São Sebastião Martir (Venâncio Aires)
Centro de Diálise e Transplante (Porto Alegre)
Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica - Cuidare (Torres)
O boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (17) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o estado subiu para 154.
Segundo o relatório, 806 pessoas estão feridas e 98 desaparecidas. Ao todo, 2.281.830 de gaúchos foram afetados, 540.192 estão desalojados e 77.199 foram encaminhados para abrigos públicos. Dos 497 municípios, 461 foram afetados pelas enchentes, o que corresponde a 92,7%.
REDES SOCIAIS