Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O mês de agosto é o mês do Dia dos Pais e também do Aleitamento Materno no Brasil e no mundo. O que o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, tem a ver com o Dia dos Pais? Tudo!

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. As ações de conscientização sobre a importância da amamentação são intensificadas nestes dias e a participação dos pais no processo da amamentação de seus filhos deve ser valorizada.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e garantir a saúde dos bebês e das suas mães, além de estreitar o vínculo com o recém-nascido. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de aleitamento materno? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes.

Em 2020, a pandemia de Covid-19 mudou o formato dos eventos do Agosto Dourado, mas não o foco. As iniciativas estão ocorrendo virtualmente, respeitando o distanciamento social necessário. Nesse momento, apesar de estarmos impossibilitados de realizar encontros presenciais, podemos celebrar e colorir de dourado este Dia dos Pais remoto.

O papel do pai na amamentação

O sucesso do aleitamento materno não está somente nos seios. Há muito a ser feito com um recém-nascido além de dar o peito. Os pais têm a mesma responsabilidade das mães de nutrir os filhos. Se eles não produzem leite, podem assumir diversas outras tarefas preciosas. Na divisão dos cuidados com o bebê, o pai pode fazer o filho arrotar após a mamada, trocar a fralda, dar banho, fazer o recém-nascido dormir. Apoiar a mãe também faz toda a diferença. Amamentar um bebê não é fácil. Tem todo o desgaste físico e o emocional. Os pais podem, ainda, se encarregar dos cuidados com a casa e dos filhos mais velhos.

Infelizmente a curta licença-paternidade dificulta o envolvimento dos pais nessa fase. Como estar presente neste começo de vida do filho se a legislação no país garante licença de apenas cinco dias para os pais, podendo chegar, em alguns casos, a 20 dias se a empresa integrar o programa Empresa Cidadã ou se for do setor público? A mãe atualmente tem direito a pelo menos 120 dias de licença-maternidade, podendo chegar a 180 dias. Dr. Moises Chencinski, pediatra, homeopata e presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, explica: “Da mesma forma que a sociedade se mobilizou para prorrogar por mais 2 meses a licença-maternidade, já há um movimento crescente para que a licença-paternidade seja ampliada para 15 dias. Quanto mais se falar, quanto mais se orientar e se estimular, maior a chance que teremos de difundir sua importância e de conseguirmos o compromisso dos pais com o aleitamento materno”.

Neste Agosto Dourado, por conta do coronavírus, muitos pais estarão mais tempo com seus recém-nascidos. Momento de ouro, único e para sempre. Feliz Dia dos Pais.

Assista aos programas do Papo de Mãe sobre amamentação e, pai na gravidez e no nascimento do filho.