O Roda Viva recebe o médico, cientista e escritor brasileiro Drauzio Varella nesta segunda-feira (14), a partir das 22h.
Na abertura do programa, Vera Magalhães pergunta ao entrevistado sobre seu 20º livro, “Sentido das Águas”, que promete levar ao público a realidade de uma região ainda pouco conhecida de muitos brasileiros: a Amazônia.
O médico ressalta que é injustificável que exista desleixo e desconhecimento dessa parte tão grande e rica do Brasil.
“O Norte do Brasil é a região mais abandonada do país. O Nordeste ganhou fama com as secas do século passado e, com o tempo, se desenvolveu muito. É verdade que o Norte também, mas muito mais devagar. Lá (no Norte), o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a parcela da população que tem água encanada e drenagem de esgoto é tudo pior. A renda per capita também é mais baixa. É sim uma região abandonada, porque a ideia que temos da Amazônia é daquela mancha verde no mapa do país, mas ali existe uma floresta com riquezas imensuráveis, que se soubermos preservar, nossos bisnetos provavelmente serão pessoas muito mais ricas”, afirma Drauzio Varella.
Participam da bancada de entrevistadores Bruna Cambraia, jornalista e editora-chefe da Obvious, Cassia Godoy, jornalista e apresentadora da Rádio CBN, Gabriel Zorzetto, repórter de Cultura do jornal O Estado de S.Paulo, Iara Biderman, editora da Quatro Cinco Um, e Naief Haddad, repórter especial da Folha S.Paulo.
Com apresentação Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar na TV Cultura e pode ser assistido no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS