Coluna Papo de Mãe

Cólica menstrual não é frescura e merece atenção

O diagnóstico tardio compromete a qualidade de vida da mulher e a endometriose pode ser uma das principais causas de infertilidade.


07/10/2020 16h25

Eu fui uma adolescente que sofria horrores durante a menstruação. E não era frescura. Volta e meia ia parar em ambulatório médico e muitas vezes precisava tomar injeção para acabar com a dor insuportável. Na época falavam que cólica, forte ou não, era normal. Só muito tempo depois, já casada, fui descobrir que tinha endometriose. Quando recebi o diagnóstico, nunca tinha ouvido falar no assunto. Que doença era essa?

Hoje, pelo contrário, parece que todas as mulheres do mundo têm endometriose. Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Maurício Abrão, Chefe do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo, seis milhões de brasileiras sofrem com a doença. Das adolescentes com cólica severa, quase a metade tem endometriose. E o pior, as jovens levam em média 12 anos para fechar o diagnóstico. Por isso, o alerta para as garotas sobre os sintomas. Colíca intensa, com outros fatores associados como alteração no hábito intestinal, precisa ser investigada.

O diagnóstico tardio compromete a qualidade de vida da mulher e a endometriose pode ser uma das principais causas de infertilidade. Sofrimentos que podem ser evitados. Então, mais uma vez, aquela cólica incapacitante, que você não consegue fazer nada, não é normal, merece atenção e precisa ser tratada.

Assista aos episódios do Papo de Mãe sobre os sintomas da endometriose, a endometriose na adolescência e a menarca: a primeira menstruação.

Siga o Papo de Mãe no Instagram!

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças