Festa junina na pandemia, e agora?
O jeito vai ser improvisar o arraiá em casa mesmo, para fazer a alegria das crianças
12/06/2020 20h00
Friozinho, fogueira, quadrilha. É época de festa junina e isso inclui também muitas guloseimas e comidas típicas.
Mas como fazer tudo, se estamos em meio a uma pandemia, muitas famílias de quarentena, em isolamento social, e com as rotinas totalmente alteradas?
O jeito vai ser improvisar o arraiá em casa mesmo, para fazer a alegria das crianças. Os preparativos podem ser também um bom momento de entretenimento e diversão, tanto na decoração quanto nas comidinhas. Bandeirinhas coloridas, fogueira de brincadeira e fantasias caipiras não podem faltar. Prepare também uma boa trilha sonora. Um clássico é a música Moreninha Linda, de Tonico e Tinoco.
E qual vovó não tem guardada uma bela receita de família de quitutes juninos?
Milho verde cozido, pamonha, pipoca, curau, canjica, arroz doce, paçoca, pé de moleque. Tem muitas opções e os avós vão adorar ajudar, mesmo que à distância.
Outra tradição é o pinhão, que aliás é bem saudável pois contem ferro e cobre. Além disso, ele libera ácido linoléico, que aumenta a sensação de saciedade, e luteína, um antioxidante importante para a saúde dos olhos.
A gente só tem que tomar cuidado mesmo é com o excesso de calorias, né?
Fiz uma pesquisa sobre festas juninas online que vão acontecer. Tem vários cantores sertanejos marcando lives também. Ficam aqui minhas duas sugestões:
Conhecida como "Maior São João do Mundo", a festa que aconteceria de 5 de junho a 5 julho, em Campina Grande (Paraíba), foi adiada para outubro, mas antes terá uma versão online. Serão seis transmissões beneficentes transmitidas pela internet. A cantora Elba Ramalho já confirmou presença em live no dia 23 de junho.
Arraial online do grupo teatral 2 Mililitros
Ao longo do mês de junho, as redes sociais da Cia. de Teatro 2 Mililitros divulgarão programação temática para toda a família com contação de histórias e lives juninas. A brincadeira ainda inclui bingo, arrasta-pé e até correio elegante.
Viva Santo Antônio (13 de junho), viva São João (24 de junho) e viva São Pedro (29 de junho)!
Deixo como dica também o programa Papo de Mãe sobre como as crianças podem ajudar na cozinha:
REDES SOCIAIS