Coluna PÉ EMBAIXO

Muito ainda a acontecer na Fórmula E


22/06/2021 10h10

Com três rodadas duplas faltando para o fim da temporada 2020-2021 do Mundial da Fórmula E, ainda há muita coisa para acontecer. Afinal, são 180 pontos em jogo daqui até a bandeirada da segunda corrida em Berlim no dia 15 de agosto. A categoria elétrica corre agora em Nova York, Londres e na capital alemã. Duas corridas em cada.

E a julgar pelo que aconteceu no final de semana com o e-Prix de Puebla, uma definição está muito longe de acontecer. Então líder da temporada, Robin Frijns passou longe de pontuar, mas ainda saiu no lucro de cair somente para o segundo lugar e somente 10 pontos atrás do novo líder, Edoardo Mortara.

O piloto da Venturi foi, de fato, o melhor do fim de semana. Terceiro colocado na corrida de sábado, vencida por Lucas di Grassi, e vencedor da disputa no domingo, o suíço foi o melhor do fim de semana. Não à toa, em uma temporada tão equilibrada em que os cinco primeiros colocados do campeonato chegaram ao México separados por apenas quatro pontos, é o novo líder da disputa.

Lucas di Grassi e a Audi parecem ter acordado. Pelo menos no sábado. Di Grassi venceu ao seu velho e consagrado estilo. Depois de sair da oitava posição, foi ali passando um, passando outro, economizando energia sem fazer muito alarde. Quando você menos espera, ele está na frente.

O brasileiro, campeão da temporada 2016-2017, passou a manter o Porsche de Pascal Wehrlein na alça de mira, mas sem ameaça-lo, pois já havia sido informado de que o alemão estava sob investigação por uma irregularidade técnica – descobriu-se depois que a equipe não declarou o jogo de pneus que Wehrlein usava na corrida – e ficou na dele só economizando energia e escoltado pelo companheiro de equipe René Rast.

A direção de prova demorou muito para tomar uma decisão – já demorou mais no passado, o que é algum alento, mas há o que se melhorar ainda. Wehrlein cruzou a linha de chegada em primeiro e ao receber a bandeirada foi desclassificado pela irregularidade.

Vitória de Lucas no sábado. Sua primeira desde o e-Prix da Cidade do México em 2019 – justamente sobre Wehrlein. Para a Audi, um sábado memorável: dobradinha justamente na cidade onde fica a maior fábrica da Audi fora da Alemanha.

Para Lucas, um salto da 19ª para a 11ª posição no campeonato. O problema é que sua atuação no domingo, largando da 13ª posição, não foi das melhores após um toque com Nick de Vryes na primeira volta. O brasileiro sai de Puebla na 13ª posição, mas está a 39 pontos de Mortara. Com 180 em jogo, muita coisa pode – e vai – acontecer até o fim da temporada.

Cleber Bernuci é jornalista e narrador dos treinos livres da Fórmula E no site oficial da TV Cultura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Weber suspende convocação de governadores na CPI da Covid

CPI da Covid ouve nesta terça (22) Osmar Terra, apontado como 'padrinho do gabinete paralelo'

Caixa paga 3ª parcela do Auxílio Emergencial a nascidos em abril

André Lara Resende é o entrevistado do Roda Viva da próxima segunda-feira (28)

“Integrante do STF não está acima do bem ou do mal”, diz ministro Marco Aurélio Mello