Coluna Ricardo Fotios

Nordeste lidera crescimento de internet em domicílios

Sete estados da região estão entre as dez maiores variações positivas de conectividade em residências, segundo dados da Pnad TIC divulgados nesta semana


16/04/2021 18h50

O Nordeste puxou o crescimento de uso de internet em domicílios brasileiros em pelo menos três indicadores da mais recente Pnad TIC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quarta-feira (14). 

A região aumentou a quantidade de domicílios com acesso a internet em 9,5% em um ano e foi a que mais reduziu os lares sem conexão em pontos percentuais (5,2 p.p. entre 2018 e 2019). Com esse resultado, o Nordeste fechou o ano de 2019 com 74,3% de seus lares conectados, contra 69,1% registrados no ano anterior. 

No mesmo período, a evolução nacional nesse segmento foi de 3,5 pontos percentuais, enquanto São Paulo variou 2,7 pontos percentuais. O estado do Sudeste conserva a segunda posição de conectividade, com 90% dos lares online, atrás apenas do Distrito Federal, que tem 94,4% das casas ligadas na rede. 

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte figuram entre os dez estados brasileiros com maior taxa de crescimento anual, ao lado de Amapá, Mato Grosso e Rondônia. Já em números absolutos, a lista é encabeçada por São Paulo (14,6 milhões de domicílios conectados), Minas Gerais (6,2 milhões) e Rio de Janeiro (5,6 milhões). 

O Nordeste também viu sua participação no ranking nacional crescer em 1,4 ponto percentual, sendo responsável por 19,3% entre todos os domicílios brasileiros com acesso a internet, atrás apenas do Sudeste, que lidera com 38,1% das residências conectadas do país. Sul, Centro-Oeste e Norte representam 12,8%, 6,6% e 5,6%, respectivamente. 

A conexão por celular foi outro indicador em que o Nordeste se destacou, com crescimento de 9,6% de acessos móveis entre 2018 e 2019. Com esse aumento, a região alcançou o estado de São Paulo na casa dos 14 milhões de domicílios com uso de internet pelo celular. 

A Pnad TIC tem divulgação anual e leva em consideração os dados acumulados do quarto trimestre de cada período em relação aos acessos a internet e a televisão, além do uso de telefone móvel celular para conexão. Dados e metodologia estão disponíveis na plataforma da Pnad contínua.

Ricardo Fotios é jornalista, professor universitário e pesquisador de temáticas relacionadas ao uso de tecnologias no ecossistema da comunicação e da cibercultura. É autor de Reportagem Orientada pelo Clique (Appris, 2018).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças