Coluna Slime

Abobrinhas verbais - Um rápido manual de como combatê-las

Nesta semana, a internet precisou dar uma aula de história para uma portuguesa que, no Twitter, resolveu contar para os brasileiros como foi “bom” o Tratado de Tordesilhas. Infelizmente, esse não foi um caso isolado. Por isso, segue aqui um passo a passo do que fazer quando alguém falar algo totalmente sem noção perto de você


31/08/2020 18h00

Você ganha de presente uma viagem da sua família para conhecer a tão sonhada Disney! Mas, quando chega nas terras estrangeiras, descobre que ninguém da sua idade sabe muito sobre o Brasil e o Mickey ainda pergunta se você fala “‘brasileiro’ ou espanhol”...

Poxa, você se preparou tanto, fez tantos planos e estava doido pra fazer novos amigos. Mas, ao invés de se sentir acolhido, leva uma banho gelado sem piedade.

Ok, você não vai viajar pra fora do país tão cedo, mas você viaja no Omegle e pela pouca experiência de bate papo com estrangeiros, teve o azar de falar justamente com garotos que não se interessam em conhecer a cultura da terrinha do pão de queijo, do carnaval, das belas praias e do 7x1.

É claro que tem muita gente no mundo, e saber de tudo a respeito de todos os países, nem o presidente da ONU consegue. Mas dói no coração perceber que até os nossos vizinhos norte-americanos, algumas vezes, se perdem bonito em geografia. E não pense que isso é algo exclusivo dos Estados Unidos.

Na semana passada, um vídeo viralizou nas redes sociais. Pelo menos no Brasil, o pessoal ficou furioso com uma jovem portuguesa bem intencionada, que resolveu explicar aos brasileiros os benefícios do Tratado de Tordesilhas (lembra dessa aula de história ou você estava off-line?).

Como a quarentena pegou pesado e, às vezes, a gente não consegue prestar tanta atenção na aula, este vídeo aqui vai te explicar - bem por cima - um pouquinho das consequências desse acordo entre Portugal e o Brasil.

Bom, a jovem lusitana não se saiu muito bem quando disse que o Brasil era território português com toda a naturalidade do mundo, ignorando os indígenas como verdadeiros donos da terra. Por isso, a pobre coitada não suportou a enxurrada de frases questionadoras do tipo “devolve nosso ouro” e deletou o vídeo. É... parece que os brasileiros tem um outro ponto de vista a respeito desse tal tratado e de toda a colonização.

De qualquer forma, o Brasil é um país lindo e, como filhos desta terra, é sempre bom sabermos a nossa história e, claro, sabermos onde este gigante descansa. Hoje, além da escola e de todos os livros físicos incríveis que já foram publicados, você pode encontrar muita informação (que não é fake) na internet. Quer uma dica? Nesta quarentena, tem muita editora e livraria disponibilizando e-books e audiolivros para download de forma gratuita. São alguns exemplos a Amazon, a Kobo e a Open Library. Além disso, há vários canais no YouTube que te ajudam a lembrar de várias matérias da escola de um jeito muito legal, como o Nostalgia.

História e geografia podem não ser o seu forte, mas aprenda a rebater quando alguém disser uma abobrinha. Jante o infeliz com argumentos e sabedoria, seja com azeite português ou molho barbecue!

Helena Ritto é atriz, contadora de histórias, arteeducadora, apresentadora, atriz de voz e escritora.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças