Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Hoje ouvi um amigo dizer uma frase maravilhosa: “se 2020 fosse um meme, ele seria o ‘Já acabou, Jéssica?’”. Rimos muito, mas com lágrimas nos cantos dos olhos. Afinal, o ano não tem dado muita trégua para cidadão nenhum no mundo. Tivemos ameaça de guerra, vulcão, queimadas devastadoras, sem falar, é claro, na pandemia.

Não estamos muito acostumados, mas começamos esta semana com uma notícia muito legal, que vai deixar todo mundo com um sorriso no rosto: Zendaya ganhou o Emmy 2020!

Mas, quem é Zendaya? O que é Emmy? E por que você deveria ficar feliz? Calma, leia mais um pouco e você também vai se alegrar, eu garanto.

O Emmy é uma premiação anual que acontece nos EUA e que elege os profissionais de televisão e as produções que mais se destacaram. Faz parte de um dos quatro grandes prêmios do entretenimento norte-americano, assim como o Oscar está para o cinema, o Grammy para a música e o Tony para o teatro.

Foram 66 edições do Emmy até agora e a última aconteceu no último domingo, adaptada, é claro, ao pitoresco ano que estamos vivendo. Desta vez, os indicados ficaram ansiosos sentados em suas respectivas casas, enquanto aguardavam a nomeação. Imagine, por exemplo, as grandes atrizes, com seus exuberantes vestidos, trocando o tapete vermelho pelo sofá da sala. Pois foi isso que aconteceu no Emmy deste 2020 diferenciado.

via GIPHY

Agora, quem é Zendaya? Ela é uma jovem atriz de 24 anos, que nasceu na Califórnia e participou de uma série dramática de TV chamada Euphoria, que trata da adolescência de uma maneira intensa, mas muito fácil do público se identificar. Só isso já é surpreendente, pois Zendaya foi a mais jovem atriz a ganhar o prêmio na categoria de Melhor Atriz em Série de Drama. A nova geração mostrando a que veio!

Como se não bastasse, Zendaya foi a segunda mulher preta a ganhar o prêmio nessa categoria. Ou seja, de 66 prêmios, 64 foram entregues a atrizes brancas.

A primeira atriz preta a desbravar essa horrível estatística foi Viola Davis, em 2015, que, aliás, fez um dos discursos mais fortes da premiação: "’em minha mente, eu vejo uma linha. E, depois dessa linha, eu vejo campos verdes, lindas flores e belas mulheres brancas com seus braços esticados para mim. Mas, por algum motivo, eu não consigo chegar lá. Eu não consigo me ver do outro lado dessa linha’. Foi Harriet Tubman que disse isso nos anos de 1800. Sabemos que a única coisa que separa mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um prêmio por papéis que não existem”.

2020 trouxe um Emmy para uma brilhante e jovem atriz preta. Novas linhas estão sendo ultrapassadas. As redes sociais passaram a madrugada exaltando tanto talento e ela virou o assunto mais comentado no Twitter do Brasil. Portanto, podemos começar a semana animados com essa notícia maravilhosa: Zendaya ganhou o Emmy 2020 e o mundo ganhou mais representatividade! Que ela inspire muitas crianças com seu talento e que o ano de 2020 resolva, finalmente, trazer mais motivos para podermos sorrir assim!

via GIPHY

Helena Ritto é atriz, contadora de histórias, arteeducadora, apresentadora, atriz de voz e escritora.