Coluna Slime

Cinco comidas que estão sempre no prato de (quase) todo adolescente brasileiro

Fiz uma rápida pesquisa na internet e elenquei os pratos preferidos da atual juventude. Concorda com o resultado?


28/09/2020 20h00

Comida é vida! Literalmente. É como diz o antigo ditado: saco vazio não para em pé, e nada como um bom prato cheio bem saudável para manter a energia. Mas, como os jovens de hoje ficam a maior parte do dia sentados na frente do computador ou do celular, o saco tem ficado meio murcho às vezes, encostado no sofá e se enchendo de comidas industrializadas. Isso é ruim? É péssimo! São quilos de batatinhas, bolachas recheadas, litros de refrigerantes e uma porção de tranqueiras gastronômicas apetitosas, mas cheias de gorduras e sódio, que estão sustentando essa geração virtual.

Na ponta desta apetitosa pirâmide, temos em primeiro e segundo lugar, uma dupla de super heróis da cozinha brasileira: arroz & feijão. Esses dois atravessaram gerações, são opção de norte a sul do país e são tão generosos que permitem uma série de acompanhamentos: podem vir com um bife, um picadinho, ensopado, frango frito, frango assado, frango atropelado, peixe, banana, legumes, verduras, vinagrete, batatinha, farofinha e o que tiver na geladeira.

via GIPHY

A partir dos seis meses de idade, a criança já pode se deliciar. E quem tem cem anos também pode comer sem culpa. Afinal, essa dupla além de vitaminada, tem fibras e é extremamente saudável. Só de sentir o cheirinho daquele PF (prato feito) com bife, ovo e saladinha, o jovem pula do sofá direto pra mesa da cozinha. Que bom que o arroz e o feijão continuam sendo preferência da molecada.

Em terceiro lugar, temos o pão! Paixão mundial há pelo menos 12 mil anos, a humanidade sempre curtiu uma massinha de farinha com água. Começou na Mesopotâmia, meio amarguinho, cozido na água e duro feito pedra. Viajou para o Egito, onde descobriram um jeitinho de assar no forno, e chegou na Europa em 250 AC. Mas foi a França, no século XVII, que se destacou mundialmente na fabricação de um pão bem macio e cheiroso.

via GIPHY

A partir daí, o mundo era o limite. Formatos, texturas, sabores, fermentações e misturas foram inventadas. E o pão vai bem com tudo, inclusive com o arroz e feijão. E combina, inclusive, com o quarto item da nossa lista de delícias que os jovens gostam de comer: a carne.

via GIPHY

Quer ver um adolescente feliz? Ofereça um hambúrguer. Pode vir alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com ou sem gergelim, desde que venha a estrela do lanche: a carne. Melhor ainda se for um hambúrguer caseiro, sem os conservantes dos ultraprocessados.

Carne de boi? O jovem gosta. Frango? O jovem gosta. Peixe? O jovem gosta.

Sim, a maioria dos nossos jovens são carnívoros. Segundo pesquisas, a média de vegetarianos no Brasil não chega a 15%, sendo que grande parte deles são adultos. Portanto, é natural que os adolescentes curtam uma picanha, um churras ou um filé ao ponto. E quando estiverem na fase adulta, podem optar por uma dieta com ou sem carne.

via GIPHY

Em quinto lugar, infelizmente, temos os refrigerantes. Sim, tomei partido aqui. Afinal, amo me hidratar, é uma questão de saúde. Mas alguns refrigerantes são um veneno: em uma latinha de 350ml você encontra 7 colheres de sopa de açúcar. Até uma formiga tem um ataque de diabetes se comer 7 colheres de açúcar de uma vez.

via GIPHY

Pior que os sucos industrializados, aqueles de caixinha, também não ajudam muito. Eles têm praticamente a mesma quantidade de açúcar, sem contar o sódio e as químicas para dar cor e aroma de fruta. Nesse caso, meu jovem, tome água com gás e limão. Melhor refrigerante/suco que existe.

Olhando essa lista com os cinco alimentos, eu percebo que mesmo os adultos continuam com esse paladar, digamos, jovial. Dá pra curtir tudo que está na lista, desde que a gente tome cuidado e não exagere. E como a gente falou tanto de comida, um bônus: o próximo item seria o doce. Ou seja, a sobremesa. Bom apetite!

via GIPHY


Helena Ritto é atriz, contadora de histórias, arteeducadora, apresentadora, atriz de voz e escritora.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás