Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Salve, salve, galera do bem!

No Slime de hoje vou falar de um game genuinamente brazuca, independente e desenvolvido por uma equipe 100% brasileira. Ele é protagonizado por personagens originais que trazem como referência alguns lendários do nosso folclore, como Negrinho do Pastoreio, Saci Pererê e Anahi. Além disso, também conta com ícones da literatura e narrativa popular internacional, como Pequeno Príncipe, Dom Quixote, Jack Frost e Princesa Kaguya, e referências de outros games e do RPG.

Os protagonistas

A saga acontece em uma terra de contos de fadas e traz quatro amigos protagonistas – Negrinho do Pastoreio, Pietro, Luana e Anahi. Eles têm como aliados personagens e lendas da literatura nacional e internacional, como Blue Moon, Ramil (o garoto trovão), o Pequeno Príncipe, Dandara (do game de mesmo nome do estúdio Long Hat House), e, juntos, lutam contra um regime opressor que ameaça a liberdade do seu povo. Isso te lembra alguma coisa?

Os aliados

Intolerância religiosa, racismo, homofobia e xenofobia são alguns dos temas abordados, de forma a estimular a reflexão e ir além da simples distração e do mero entretenimento.

Cena do jogo

O game ainda está em desenvolvimento e no perfil oficial no Instagram você pode acompanhar os passos da direção de arte, saber características dos personagens, acompanhar pesquisas de cenários, sketchs de protagonistas e vilões, além de poder dar as suas sugestões nos comentários, o que é muito bacana.

Pra você ter uma idéia, no início, muitos seguidores questionaram no perfil o fato do Negrinho do Pastoreio, em pleno ano de 2020, ser o único personagem a não ter nome próprio. Apesar dele não ter um nome na lenda folclórica brasileira (a mais triste delas, a meu ver), o feedback dos seguidores trouxe luz à equipe, que decidiu promover um concurso para a escolha de um nome para o personagem. E o nome escolhido foi AKIN (de origem africana e cujo significado é ‘corajoso´). O vencedor - no caso, uma vencedora - ganhou o game The Last of Us 2 do PS4. Ou seja: assim que terminar de ler este Slime, vai lá seguir o perfil deles para ficar sabendo de todas as novidades e participar das promoções.

Akin (Negrinho do Pastoreio)

A equipe brazuca é formada por Kleyner Arley (@kleynerarley), na direção e parte conceitual; Juliane Prenhacca (@juneruh), na direção de arte; e Rodrigo Motta (@rodrigo_motta), na produção. A equipe também conta com o Raphael Evangelista (@rapha_evangelista), na trilha sonora, e Bruna Abreu, nos textos e poemas. O estúdio indie Kaipora Digital é responsável pela programação e animação.

A Song Of Freedom

Eu não sou um jogador assíduo de games, mas confesso que, com tantas referências à nossa cultura, fiquei completamente instigado a jogar. A beleza da arte, a saga envolvendo temas tão atuais e necessários de serem discutidos e o fato de ser um produto nosso, que valoriza nossas raízes, me atrai e enche de orgulho. Parabéns à equipe! Que comece o jogo!!!

Jonathan Faria é ator, arte-educador, ilustrador, apresentador e ator de voz (voz original, locução, narração e dublagem).