Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Mesmo com a cerimônia de abertura sendo na sexta-feira (23), os Jogos Olímpicos começaram na última madrugada. As primeiras partidas de softbol e futebol feminino deram início as competições. Os jogos do futebol foram marcados por protestos contra o racismo.

Jogadoras das seleções da Grã-Bretanha, Chile, Estados Unidos, Suécia e Nova Zelândia ajoelharam-se antes do início de suas partidas. Gesto simboliza a luta antirracista e se popularizou após o assassinato de George Floyd em 2020.


Leia também: Skatista holandesa Candy Jacobs é diagnosticada com Covid-19 e está fora da Olimpíada de Tóquio

Ao contrário de outras edições das Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não irá punir manifestações políticas de atletas desde que aconteçam no pódio ou durante os eventos. Esse foi um pedido da Comissão de Atletas.

Porém, o COI irá punir qualquer manifestação que tenha uma pessoa, país ou organização como “evidente alvo”.

Posicionamento do COB

Em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Marco La Porta, chefe da delegação brasileira em Tóquio, disse que cada atleta pode se manifestar da maneira que achar melhor, mas deverá assumir as consequências do ato.

“Sem problema nenhum, o atleta tem direito de manifestação, aí cada um se manifesta da maneira que acha melhor e assume as consequências”, disse La Porta.