Olimpíadas

Quem é Naomi Osaka, atleta e ativista que acendeu a pira olímpica

Tenista de 23 anos é filha de uma japonesa e um haitiano, mora nos Estados Unidos desde os três anos, mas decidiu representar o Japão nos Jogos Olímpicos


23/07/2021 17h04

Naomi Osaka é uma tenista e ativista que levanta questões sociais importantes como racismo e saúde mental. A jovem de 23 anos é filha de uma japonesa e um haitiano, mora nos Estados Unidos desde os três anos, mas decidiu representar o Japão nos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (23), ela acendeu a pira olímpica, durante a cerimônia de abertura da Olimpíada.

A jovem atleta se tornou a primeira japonesa a conquistar um Grand Slam de Tênis. Sua fama a ajudou a levantar bandeiras importantes: usou máscaras com nomes de vítimas de racismo, no US open de 2020, e expôs problemas com sua saúde mental, ao abandonar o último torneio de Roland Garros. Naomi não quis participar das entrevistas obrigatórias do campeonato.

Na foto abaixo, Naomi usa uma máscara com o nome de Breonna Taylor, jovem negra morta a tiros por policiais de Louisville, no estado Kentucky, nos Estados Unidos.

A atleta promissora foi capa da revista Vogue Hong Kong e Japão, tem um documentário na Netflix e ganhou uma boneca Barbie inspirada nela. Além disso, em 2020, Naomi Osaka ganhou o Laurens, Oscar do esporte, na categoria "Esportista de 2020".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças