Olimpíadas

Judoca argelino é suspenso por se recusar a lutar contra israelense nos Jogos Olímpicos

Federação Internacional de Judô puniu Fethi Nourine e o treinador após manifestação


24/07/2021 17h02

A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) suspendeu o judoca argelino Fethi Nourine e o técnico Amar Benikhlef após recusa de luta contra o israelense Tohar Butbul nas Olimpíadas de Tóquio.

"A IJF tem uma política rígida de não discriminação, promovendo a solidariedade como um princípio fundamental, reforçado pelos valores do judô. A retirada de Nourine foi em total oposição à filosofia da Federação Internacional de Judô", afirmou a entidade, em comunicado.

O judoca decidiu desistir de participar da Olimpíada de Tóquio 2020. Fethi tomou a decisão em simpatia ao povo palestino, desta forma, não reconhece o estado de Israel.

O sorteio das chaves da modalidade aconteceu na última quarta-feira (21). Fethi Nourine enfrentaria o sudanês Mohamed Abdalrasool, um confronto relativamente fácil para ele. Em caso de vitória, iria enfrentar Butbul.

Leia também: Nory desabafa em publicação após ser eliminado da Olimpíada: "Assumo toda responsabilidade"

Essa é a segunda vez que o argelino se recusa a lutar contra o israelense, o primeiro caso ocorreu no Campeonato Mundial, em 2019.

O Comitê Olímpico da Argélia retirou o credenciamento do atleta e do técnico e os mandou para casa, aplicando as sanções correspondentes, disse a federação, sem detalhar o tipo de sanções.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças