Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/COB
Reprodução/COB

A goleira da seleção brasileira de futebol feminino, Bárbara Barbosa, sofreu um episódio de gordofobia por parte de um jornalista holandês por sua atuação no jogo entre Brasil e Holanda, no último sábado (24). Johan Derksen chamou Bárbara de "porca de suéter", após afirmar que a goleira estava "acima do peso", durante o programa “De Oranjezomer”.

Bárbara teria falhado no segundo gol do time europeu, o que rendeu diversas críticas sobre a atuação da goleira. Entretanto, Derksen foi além de comentários com relação ao desempenho da atleta. Após o gol holândes, o jornalista questionou, “Essa goleira está acima do peso, não?”, e complementou com um insulto gordofóbico “É uma porca com um suéter. É uma zombaria total para a seleção brasileira. Ela realmente não defendeu uma bola decente”, concluiu Derksen.

Leia mais: Equipe alemã de ginástica faz protesto contra sexualização da mulher no esporte

O jornalista ainda criticou a modalidade feminina do esporte afirmando não ser “divertido”. Para Derksen, a seleção holandesa teve melhor desempenho no jogo que terminou empatado em 3x3.

Não é a primeira vez que mulheres sofrem gordofobia no esporte. Durante partida do vôlei de praia feminino, usuários de redes sociais questionaram o peso de Rebeca, afirmando que a atleta estaria “fora de forma”, o que poderia “prejudicar” a atuação brasileira. A dupla Rebeca e Ana Patrícia venceram o jogo contra o Quênia por 2 sets a 0.

Leia também: Abner Teixeira vence Cheavon Clarke na categoria peso pesado do boxe