Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @saeidmollaei_81
Reprodução/Instagram @saeidmollaei_81

As competições de judô estão terminando nos Jogos Olímpicos de Tóquio e elas nos contaram diversas histórias. Uma das que mais chamaram atenção foi de Saeid Mollaei, medalhista de prata na categoria até 81kg masculino. Mesmo com belos golpes, o destaque foi sua trajetória até o Japão.

Há dois anos, durante o Campeonato Mundial de Tóquio, as autoridades iranianas ordenaram que Mollaei perdesse intencionalmente a semifinal da competição. O objetivo era evitar uma possível luta contra o campeão mundial israelense de 2019, Sagi Muki.

Leia também: Thiago Braz, atual campeão olímpico, salta 5,75m e garante vaga na final do salto com vara


O judoca não se sentiu confortável com a situação. Após a competição, ele explicou o que aconteceu e temeu voltar para o Irã, seu país. Dessa maneira, ele mudou para a Alemanha e ficou no país graças ao visto que tinha. Um ano depois, foi para a Mongólia e se tornou um cidadão do país.



Neste período, ele não parou de treinar para chegar bem para os Jogos de Tóquio. O adiamento em um ano até o ajudou. Inclusive, treinou em Israel com a equipe nacional de judô israelense nos meses anteriores a Olimpíada.

Mollaei fez uma excelente campanha em Tóquio e só perdeu a disputa pelo ouro, quando enfrentou o japonês Takanori Nagase.

"Dedicação à minha querida família e a todos os meus amigos e conhecidos que estiveram ao meu lado com suas boas energias em dias difíceis e confortáveis, eu te amo e esta medalha é dedicada a vocês", disse o lutador.