Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Gaspar Nóbrega/COB
Gaspar Nóbrega/COB

O sonho da medalha olímpica acabou para a Seleção Brasileira de handebol feminino. As meninas foram derrotadas pela França por 29 a 22 e estão eliminadas dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O desempenho foi abaixo da Rio 2016, quando caiu nas quartas de finais e ficou em quinto lugar.

O final da campanha é frustrante. Após um grande jogo contra a Rússia, uma das principais seleções da atualidade, e a vitória sobre a Hungria, havia esperança por uma boa campanha. Mas após três derrotas seguidas para Espanha, Suécia e França, a equipe não ficou entre as quatro primeiras colocadas do grupo.

O Brasil está eliminado no handebol feminino e também no masculino. Agora é retomar a confiança e começar um novo ciclo para França em 2024.

Sobre o jogo

A França dominou a partida do começo ao fim. Com uma taxa de conversão que beirou os 70%, praticamente todos os ataques delas terminaram em gols. Nem mesmo a goleira Babi, um dos destaques dessa campanha, conseguiu parar.

Enquanto na defesa, elas travaram as brasileiras e limitaram os ataques pelo meio. Foram raras as jogas com as ponteiras.

Antes mesmo de acabar o primeiro tempo, as francesas conseguiram abrir sete pontos de vantagem no placar, com um 16 a 9. Os 30 primeiros minutos acabaram 17 a 11 para as europeias. Psicológico brasileiro bastante abalado.

Outro ponto negativo para o Brasil foi a eficiência nos tiros de nove metros. Se as finalizações estavam afiadas nos primeiros jogos, elas mal apareceram hoje. Duda, uma das especialistas brasileiras, teve um aproveitamento muito baixo.

Leia também: Olimpíada de Tóquio: Saiba qual a premiação em dinheiro para atletas brasileiros em caso de medalha

O segundo tempo teve um caráter de recuperação. Mesmo abaixando a desvantagem para três pontos, as francesas tiveram um excelente aproveitamento no ataque. Elas ampliaram a vantagem para 10 pontos após os 22 minutos do segundo tempo.

Bastou as francesas administrarem os minutos finais para comemorar a classificação para a próxima fase.