Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Twitter/giveme1shot__
Twitter/giveme1shot__ 20210802124818_capa-de-nota-3-.png

A norte-americana e arremessadora de peso Raven Saunders fez a primeira manifestação durante as premiações dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ao subir no pódio para pegar sua medalha de prata na categoria feminina, ela ergueu os braços e cruzou os punhos sobre a cabeça.

Segundo a "Mulher Hulk", como Raven é conhecida, o gesto foi em prol dos oprimidos que lidam com fardos muito maiores dentro e fora do esporte. O "X" representaria o destino comum onde os oprimidos se encontram.

A atleta se pronunciou nas redes sociais a respeito do gesto, ao compartilhar uma notícia com a seguinte legenda:

Aos 25 anos, Raven é um dos cerca de 180 atletas LGBTQIA+ que competem na Olimpíada de Tóquio, segundo o site Outsports. Ela dividiu o pódio com a chinesa Lijiao Gong, que ficou com o ouro, e Valerie Adams, da Nova Zelândia, terceira colocada.

Leia também: Brasil vence o Quênia e garante vaga nas quartas de final do vôlei femininoAlison e Álvaro vencem mexicanos e vão às quartas de final no vôlei de praia

"Grito para todos os meus negros. Grito para toda a minha comunidade LGBTQ. Grito para todos os meus funcionários que lidam com saúde mental. Para mostrar aos mais jovens que não importa em quantas caixas eles tentem encaixar você, você pode ser você e pode aceitar isso. As pessoas tentaram me dizer para não fazer tatuagens e piercings e tudo isso. Mas olhe para mim agora, e estou brilhando", discursou a atleta.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não se pronunciou sobre a manifestação de Raven. A entidade permitiu alguns tipos de protestos durante os Jogos, mas não poderiam ser manifestações políticas nas cerimônias de abertura ou encerramento, ou durante as disputas e no pódio.