Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram Comissão de Atletas do COB
Reprodução/Instagram Comissão de Atletas do COB

Com 14 medalhas olímpicas em Tóquio até o momento, o Brasil ainda está distante do sonho de se tornar uma potência nas Olimpíadas. O motivo principal é a falta de investimento.

A medalha de bronze, conquistada nos jogos de Londres, em 2012, é um marco na vida da pugilista Adriana Araújo. No entanto, no caminho do pódio, ela lembra que encarou dez anos de sacrifícios para conseguir o dinheiro que garantia os treinos e as viagens para as competições.

“Eu fiz tudo isso para poder conseguir passagens e hospedagens. Fiz isso de 2000 até 2010. O mundial de 2008, o pan-americano em 2007 e o mundial de 2008 foram todos custeados por conta própria”, revela Adriana.

Leia Também: Espanha vence Japão e disputa final da Olimpíada de Tóquio contra o Brasil

Este ano, cada medalha brasileira conquistada em Tóquio também traz junto trajetórias difíceis. Para Rodrigo Paiva, professor da Faculdade de Educação Física de Sorocaba, a cultura do financiamento esportivo no país está invertida. O governo deveria democratizar o acesso ao esporte principalmente nas escolas e para todas as crianças.

Depois disso, quem se destacasse seria apoiado por empresas privadas e vestiria a camisa das marcas. Pessoas comuns também poderiam adotar os esportes, direcionando parte do imposto de renda a pagar.

“Você desonera o estado da formação do atleta, e essa conta não cai no estado a cada quatro anos. A gente deixaria de imputar essa conta no erário do estado e poderíamos cobrar mais as empresas parceiras”, comenta o professor.

Leia Também: Darlan Romani atinge marca de 21,31m e garante vaga na final do arremesso de peso