2000 - Sydney
Os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, quebraram a tradição dos hinos nacionais entoados por corais. Os primeiros versos de “Advance Australia Fair” vieram na voz da boyband Human Nature. Já a segunda parte do hino chegou na voz da soprano Julie Anthony, acompanhada por uma orquestra.
A atriz e cantora Nikki Webster, com 13 anos à época, também participou da cerimônia de abertura e, posteriormente, para o encerramento. Além destes, Kylie Minogue esteve na apresentação final da Olimpíada de Sydney.
2004 - Atenas
Nos Jogos de Atenas, em 2004, uma cerimônia remetendo à Antiguidade chamou a atenção do público. A cantora Björk foi a atração da festa de abertura. Além da participação dela, o evento contou com dançarinos, percussionistas, um coral masculino e efeitos pirotécnicos.
Veja imagens: Webstory: Relembre artistas e bandas que participaram das cerimônias em Olimpíadas
2008 - Pequim
Considerada a maior Olimpíada da história, os Jogos de Pequim 2008 surpreenderam o mundo por sua grandiosidade e seu custo: US$34 bilhões. A cerimônia de abertura foi dirigida pelo cineasta chinês Zhang Yimou. Antes da cerimônia, um "pré-show" de uma hora de quinze minutos trouxe para Pequim artistas de vinte e oito grupos do país.
2012 - Londres
Além da presença de atores como Daniel Craig e Rowan Atkinson, o Estádio Olímpico de Londres ouviu clássicos da música pop e do rock britânico no segmento que homenageou David Bowie, Freddie Mercury e muito mais.
A banda Arctic Monkeys e Paul McCartney foram as atrações principais da abertura do evento. Já no encerramento, Spice Girls, Brian May, Jessie J e a boyband One Direction puseram um ponto final nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
2016 - Rio de Janeiro
Anitta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Ludmilla, Jorge Ben Jor, Elza Soares, MC Sofia, Daniel Jobim e Karol Conká formaram o line-up da abertura da Rio 2016.
2020 - Tóquio
Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 aconteceu um show musical que conquistou os amantes de videogame, já que foram utilizadas peças musicais retiradas diretamente de jogos, como Final Fantasy , Chrono Trigger , Gradio, Sonic or Kingdom Hearts entre outros.
2024 - Paris
Tradicionalmente sediada no Estádio Olímpico, esta cerimônia fará história ao acontecer no rio Sena, o rio que atravessa Paris, a Cidade das Luzes.
De forma inédita, a Cerimônia de Abertura será aberta a grande parte do público, sem ingresso para os espectadores nos setores superiores. Aqueles que quiserem ver a cerimônia nos setores inferiores, da ponte Austerlitz à ponte de Iéna, terão que comprar ingressos.
Até o momento, atrações musicais não foram confirmadas para as cerimônias de abertura e encerramento.
REDES SOCIAIS