Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A cidade de Paris se prepara para receber os Jogos Olímpicos de 2024, um evento que não só celebra a excelência esportiva, mas também reacende e pode criar grandes rivalidades no mundo do esporte. Pensando nisso, o site da TV Cultura separou alguns duelos que você não pode perder:

Rebeca Andrade (BRA) X Simone Biles (EUA)

Rebeca Andrade e Simone Biles fazem alguns dos duelos mais esperados de toda Olimpíada. As duas dividiram o pódio em cinco das das seis provas disputadas no Campeonato Mundial do ano passado.

No salto, Rebeca é a atual campeã olímpica e mundial, enquanto Biles conquistou o ouro no último Mundial no solo, individual geral e por equipes, sempre com a brasileira com a medalha de prata. Na trave, Biles foi ouro e Rebeca bronze.

Rafaela Silva (BRA) X Christa Deguchi (CAN)

A brasileira Rafaela Silva foi campeã mundial de judô na categoria até 57km em 2022 e a canadense Christa Deguchi conquistou o ouro no Mundial de 2023.

As duas não se enfrentaram em nenhuma das competições, mas tem um longo histórico de confrontos no Circuito Mundial. O primeiro confronto foi em 2013, quando Deguchi, que nasceu no Japão mas é filha de pai canadense, ainda representava seu país de origem.

No total, são dez lutas, com seis vitórias da canadense e quatro da brasileira. Neste ano, equilíbrio, com um triunfo para cada lado.

Veja imagens: Webstory: Paris 2024: veja prováveis duelos pelo ouro que você não pode perder nas Olimpíadas

Isaquias Queiroz (BRA) X Sebastian Brendel (ALE)

Isaquias Queiroz e Sebastian Brendel têm uma relação curiosa. O brasileiro foi duas vezes vice-campeão para o alemão nas Olimpíadas do Rio. Porém, o baiano trata a rivalidade com admiração, ao ponto de dar o nome do seu primeiro filho (Sebastian) em homenagem ao competidor.

Nas Olimpíadas de Tóquio, Isaquias foi campeão e Brendel ficou longe do pódio. Para os Jogos de Paris, Isaquias, de 30 anos, está muito mais cotado que Brendel, 36, mas nunca se pode duvidar do alemão.

Marcus D’Almeida (BRA) X Mate Gazoz (TUR)

Brasil e Turquia podem fazer um grande duelo em Paris. O turco Mate Gazoz é o atual campeão olímpico e mundial da prova individual, enquanto Marcus D'Almeida é o líder do ranking mundial devido a regularidade no Circuito. É o atual campeão da Copa do Mundo, foi bronze no Campeonato Mundial (perdeu a semi para Mate) e, neste ano, foi prata na etapa da Turquia da Copa.

Rayssa Leal (BRA) X Chloe Covell (AUS)

A brasileira Rayssa Leal, de 16 anos, e Chloe Covell, 14, vem se destacando no skate street mundial. Além das duas, três japonesas ainda estão na briga pela medalha, Funa Nakayama, Coco Yoshizawa e Liz Akama, mas o confronto que todos esperam é entre Rayssa e Covell.