COB assina parceria com INSEP de Paris mirando próximos ciclos olímpicos
Parceria é inédita na América Latina e visa uma integração entre atletas
30/07/2024 17h01
Em Paris, o Brasil já planeja seus próximos passos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) assinou um acordo de parceria com o Instituto Nacional de Esporte, Especialização e Desempenho de Paris (INSEP), um dos mais respeitados centros de treinamento esportivo do mundo.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, celebrou a parceria ao lado de Fabien Canu, diretor-geral do INSEP e bicampeão mundial de judô em 1987 e 1989. Eles realizaram o anúncio juntos na segunda-feira (29), na Casa Brasil, no Parc La Villette.
Leia mais: Paris 2024: equipe do Brasil faz história e conquista medalha de bronze na ginástica artística
Fabien Canu fez questão de reforçar que a parceria é inédita na América Latina e ressaltar que Brasil e França irão crescer com a integração.
"O Brasil vai ser o primeiro país da América Latina a ter uma parceria com o INSEP, que já conta com 26 países no mundo. O progresso começa com a troca de experiências entre os atletas. O Brasil pode contribuir com o futebol e vôlei, enquanto a França tem uma experiência da esgrima e ciclismo, por exemplo. As duas partes saem ganhando", disse Canu.
Leia mais: Paris 2024: Brasil é dominado pela França e perde mais uma no handebol feminino
O INSEP foi criado em 1945 e funciona como centro de formação de atletas e de treinamentos. O espaço tem estrutura para 28 diferentes modalidades (olímpicas e paralímpicas) e pode receber até 780 desportistas, sendo 530 deles residentes ou estudantes. A escola do INSEP formou grandes nomes franceses do esporte como o judoca Teddy Riner e os ex-jogadores de basquete Tony Parker e Boris Diaw.
REDES SOCIAIS