Em busca de um lugar comum | Isabelle Anchieta
29/08/2021 22h00
Por que o olhar alheio é tão importante na formação da nossa imagem? Por que disputamos, a todo momento, atenção, reconhecimento? Ser visto, ser reconhecido é, dentre as pretensões sociais, a mais rigorosa, na medida em que instaura constantes disputas por existência social. Trata-se sobretudo de uma interdependência sociológica e humana, que atrela nosso sentimento de satisfação, felicidade e valor ao outro. Nossa condição humana coincide com o olhar alheio.
Este programa conta com a participação especial do filósofo Gilles Lipovetsky , que aponta para o fato que "Antigamente as pessoas eram discretas na sua identidade''. Hoje elas a reivindicam mostrando-a ostensivamente". Esse movimento é positivo por um lado, pois há um ideal de justiça, na medida em que grupos, antes excluídos, agora reivindicam os direitos universais. Mas há também, salienta o filósofo, em certos movimentos um hiper identitarismo, o que pode trazer um "risco de fratura da sociedade."
Será que nós não estamos enfatizando demasiadamente as nossas diferenças ao invés de valorizarmos o que nós temos em comum?
REDES SOCIAIS