Nesta terça-feira (6), o #Provoca recebe Paulo César Garcez Marins, historiador, doutor em história social pela FFLCH/USP e chefe técnico de acervo e curadoria do Museu do Ipiranga. No programa comandado por Marcelo Tas, ele discute o Museu do Ipiranga, memória e como acredita que a história atual será retratada.
Durante a entrevista, você vai saber mais sobre a relação da sociedade com o Museu do Ipiranga e como as pessoas se posicionam. Garcez Marins afirma que o “museu público é acessível a todos”, mas destaca a necessidade de preparar-se para a diversidade, pois “nem sempre é simpática” e, por vezes, “antagônica”.
Ao ser questionado por Tas sobre a representação da sociedade contemporânea na história, o historiador responde que “será retratada de maneira fragmentada”. Ele destaca que o investimento financeiro será crucial para manter as informações vivas, já que países com mais recursos poderão preservar melhor a história, enquanto os menos privilegiados correrão o risco de perder sua memória.
#TVCultura
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
- Play Store: http://bit.ly/3KUUHhI
- Apple Store: http://apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
Twitter: https://twitter.com/tvcultura
Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura/
TikTok: https://www.tiktok.com/@tvcultura?lang=pt-BR
Site: https://tvcultura.com.br/
REDES SOCIAIS