A Grande Orquestra do Mundo

O teatro francês do século XVII - Molière

Ouça o programa seis da série apresentada por Chico Carvalho.


06/12/2020 14h08

Ouça o sexto programa da série "A Grande Orquestra do Mundo":


A Grande Orquestra do Mundo apresenta o cenário do teatro francês no Renascimento e os dramaturgos clássicos do período.

Em contraposição às regras da dramaturgia recuperada da escola de Aristóteles, surge Molière, o famoso pai da comédia moderna de costumes e artista mambembeiro. Molière (1622-1673), que nasceu com o nome de Jean Baptiste Poquelin, não foi apenas um dramaturgo e ator, mas também fundou uma companhia teatral junto com a atriz Madeleine Béjart, o Teatro Ilustre. No ano de 1658, teve a chance que qualquer diretor de companhia sonhava: apresentou-se no Louvre diante do rei. O programa consistia em duas peças distintas, a principal: um texto de Corneille, e a outra, uma intriga cômica de nome A Decepção Amorosa, uma farsa escrita pelas penas de Molière. Os aplausos fervorosos do rei Luís XIV foram direcionados ao talento de Molière, deixando de lado o texto pesado de seu rival Corneille. A partir de então, a companhia teatral de Molière é patrocinada pelo rei, tornando-se uma trupe de atores oficiais. Durante os dez anos seguintes, Molière emendou uma obra prima atrás de outra, declarando guerra aos hipócritas, fanáticos religiosos, invejosos e a quem mais a carapuça servisse.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)