A Grande Orquestra do Mundo

O Teatro Épico

A Grande Orquestra do Mundo rompe as quatro paredes do teatro realista e apresenta o gênero épico nas ribaltas dramáticas.


03/01/2021 15h00

Ouça o décimo programa completo:


A Grande Orquestra do Mundo rompe as quatro paredes do teatro realista e apresenta o gênero épico nas ribaltas dramáticas. Música e palavras como instrumentos da construção narrativa.

No teatro épico de Bertolt Brecht (1898-1956), a canção e a música funcionam como uma interrupção no fluxo dramático e aparecem como síntese daquilo que necessita ser mostrado ao espectador. É um atalho, um encurtamento de tempo que dá dinâmica ao espetáculo, ao mesmo tempo em que impede a empatia emocional da plateia pelo herói protagonista: quem destaca-se da cena é o próprio ator que canta para narrar aquilo que a sua personagem viveu ou sofreu. Ele desveste a máscara diante da plateia para cumprir com seu número musical, e depois de terminado, volta a vesti-la. A figura do narrador, aliás, é esse elemento subversivo que pode avançar e retroceder na dinâmica da ação sem prestar contas à coerência dramática. É como se tivéssemos um outro ponto de vista diante dos fatos que são vividos ou encenados, uma voz especial que analisa a conduta das personagens de forma a entregar ao público a chance dele próprio tirar as conclusos necessárias daquilo que ele vê no palco. Além disso, a liberdade concedida ao narrador favorece um outro tipo de fruição poética. Tão comum em Shakespeare, a narração evoca imagens e faz da audiência um elemento ativo no complemento dessa paisagem sugerida pela voz do intérprete.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças