A Grande Orquestra do Mundo

Ricardo II de Shakespeare é o destaque desta edição

Adaptação da peça do autor


13/01/2022 23h59

Ouça o programa completo:


Ricardo II governou a Inglaterra de 1377 a 1399, subindo ao poder quando tinha apenas 10 anos de idade. A peça de Shakespeare começa no último ano de seu reinado, numa altura em que todos estavam insatisfeitos com a administração da coroa. Nos registros históricos, Ricardo II é retratado como um rei fraco e caprichoso – e até mesmo louco -, cujo maior feito foi rechear a corte de bajuladores e protegidos. Shakespeare, no entanto, parece mostrar certa simpatia com seu Ricardo, tornando-o uma figura controversa ao dotá-lo de certa qualidade reflexiva. Qualquer semelhança com Hamlet não é mera coincidência.

Esta é a história de um rei que abdica da sua condição de monarca sem demonstrar grandes resistências. Ao invés de ser arrancado do trono por alguma espécie de conspiração criminosa, esse rei é manso: um rei consciente da sua impotência e que estabelece com as outras personagens um diálogo sobre a trágica condição do papel que é forçado a desempenhar.

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo de cada um de nós.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)