Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Henrique IV

Ouça o programa completo:


Esta é a continuidade da história de Henrique IV, Rei da Inglaterra, que no passado empreendeu um golpe de estado para roubar a coroa do Rei Ricardo II, o soberano da ocasião, e que depois de subir ao trono sofreu com antigos aliados, aquela espécie de nobreza que rasteja nos bastidores das negociatas políticas – bajuladores e empreendedores que mandam em tudo sem arriscar o nariz nos holofotes da evidência pública -, fato que resultou em uma guerra civil interna para destituí-lo do lugar que haviam garantido a ele.

Esta é a maravilhosa continuidade do castelo de cartas Shakespeariano onde o Rei está sempre a perigo. Este enorme edifício precário que faz ora ascender e ora cair uma infinidade de figuras emblemáticas, todas sustentadas pela articulação política de tantas outras figuras especialmente tarimbadas para agir na surdina da negociata pública. Esta é a história de Sir John Falstaff, um pançudo de inteligência cética que enfrenta o autoritarismo do poder pelas beiradas, na heresia típica da personagem cômica. Esta é a parte final da história do Rei Henrique IV e da decisiva conversão do vadio Príncipe Hal no futuro soberano de nome Henrique V... Sai Henrique, entra Henrique.

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós.