Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Batalha do Rei Henrique VI

Ouça o programa completo:


Uma das principais características de Shakespeare é que em suas sinfonias mirabolantes de reis que perdem a cabeça e outros que assumem o lugar vago do trono, a síntese algo imperativo. Meses, anos, estações climáticas são resumidas em cenas curtas. Frases definem a passagem do tempo sem precisar que o tempo real seja vivenciado. Cenários mudam sem que cenários reais precisem ser trocados. Uma palavra do ator basta para combinar com a audiência esse trânsito amalucado: Agora estamos na corte inglesa, agora não mais! Nos campos da França, é onde viemos parar. Nesta Grande Orquestra do Mundo, Shakespeare é Vivaldi: maravilhosamente rocambolesco. Miraculosamente sintético.

Esta é a segunda parte da história do reinado de Henrique VI, um rei relapso e dado às preces religiosas, ausente das rédeas do serviço público. De um lado os Lancaster, casa à qual pertence o Rei Henrique VI, do outro lado a casa dos York – Rosas Vermelhas contra Rosas Brancas. Todos atrás da coroa da Inglaterra neste estupendo grande prêmio teatral. Foi dada a largada.

A segunda parte desta trilogia mostra a conspiração armada contra o nobre Glócester – o Protetor do Rei – e os esforços da casa dos York em recuperar o trono da Inglaterra que por direito – não houvesse sido o golpe de estado encampado por Henrique de Bolinbroke no passado – seria deles, dos York, dos representantes da Rosa Branca! Eis que aparecem galopando o Duque de Buckingham e o Cardeal de Beauford que no passado fora o vigarista Bispo de Winchester, ambos entrando no páreo contra Glócester. Na raia vizinha despontam Salisbury, Warick e York, que embora seja York está a serviço do rei que é de Lancáster, mas só até o momento que lhe convier e for dada a chance dele próprio ceifar a cabeça do magnânimo. Beauford, Buckingham, Somerset e Suffolk de um lado contra Glócester. Salisburu, Warwick e York do outro lado a favor de Glócester neste Grande Prêmio das Guerras das Rosas cujo vencedor sairá com o cocuruto cravejado pelo ouro da coroa da Inglaterra

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós.