A Grande Orquestra do Mundo

A terceira e última parte da história do Rei Henrique VI – de Shakespeare

Adaptação da peça do autor


24/02/2022 23h59

Ouça o programa completo:


Uma das principais características de Shakespeare é que em suas sinfonias mirabolantes de reis que perdem a cabeça e outros que assumem o lugar vago do trono, a síntese algo imperativo. Meses, anos, estações climáticas são resumidas em cenas curtas. Frases definem a passagem do tempo sem precisar que o tempo real seja vivenciado. Cenários mudam sem que cenários reais precisem ser trocados. Uma palavra do ator basta para combinar com a audiência esse trânsito amalucado: Agora estamos na corte inglesa, agora não mais! Nos campos da França, é onde viemos parar. Nesta Grande Orquestra do Mundo, Shakespeare é Vivaldi: maravilhosamente rocambolesco. Miraculosamente sintético.

Neste episódio, Shakespeare nos apresenta uma das figuras mais escabrosas da sua dramaturgia, e também de todo o repertório dos palcos teatrais ao longo dos tempos; ainda não será o protagonista que veremos se tornar muito em breve, mas já desponta com toda a sua malignidade transbordada em solilóquios direcionados à plateia. Um tirano que veio ao mundo deformado e ávido pelo poder a qualquer custo. Estamos falando dele: o Duque de Glócester, Ricardo, futuramente o Rei da Inglaterra, o mais facínora de todos: Ricardo III.

Estamos no século XV. Cenário: Inglaterra e França. Esta é uma história de rivalidades entre York e Lancaster, mais um capítulo da chamada Guerra das Rosas que será desenrolado em cenas cada vez mais sangrentas e que culminará com o fim de Henrique VI, o rei fraco e religioso, entronado ainda criança, pouco hábil para assuntos da governança, casado por descuido com uma mulher mais corajosa que ele próprio. Esta é uma história que põe fim à dinastia dos Lancaster no poder, fazendo ascender ao trono real Eduardo IV da família York.

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças