A Grande Orquestra do Mundo

A terceira e última parte da história do Rei Henrique VI – de Shakespeare

Adaptação da peça do autor


24/02/2022 23h59

Ouça o programa completo:


Uma das principais características de Shakespeare é que em suas sinfonias mirabolantes de reis que perdem a cabeça e outros que assumem o lugar vago do trono, a síntese algo imperativo. Meses, anos, estações climáticas são resumidas em cenas curtas. Frases definem a passagem do tempo sem precisar que o tempo real seja vivenciado. Cenários mudam sem que cenários reais precisem ser trocados. Uma palavra do ator basta para combinar com a audiência esse trânsito amalucado: Agora estamos na corte inglesa, agora não mais! Nos campos da França, é onde viemos parar. Nesta Grande Orquestra do Mundo, Shakespeare é Vivaldi: maravilhosamente rocambolesco. Miraculosamente sintético.

Neste episódio, Shakespeare nos apresenta uma das figuras mais escabrosas da sua dramaturgia, e também de todo o repertório dos palcos teatrais ao longo dos tempos; ainda não será o protagonista que veremos se tornar muito em breve, mas já desponta com toda a sua malignidade transbordada em solilóquios direcionados à plateia. Um tirano que veio ao mundo deformado e ávido pelo poder a qualquer custo. Estamos falando dele: o Duque de Glócester, Ricardo, futuramente o Rei da Inglaterra, o mais facínora de todos: Ricardo III.

Estamos no século XV. Cenário: Inglaterra e França. Esta é uma história de rivalidades entre York e Lancaster, mais um capítulo da chamada Guerra das Rosas que será desenrolado em cenas cada vez mais sangrentas e que culminará com o fim de Henrique VI, o rei fraco e religioso, entronado ainda criança, pouco hábil para assuntos da governança, casado por descuido com uma mulher mais corajosa que ele próprio. Esta é uma história que põe fim à dinastia dos Lancaster no poder, fazendo ascender ao trono real Eduardo IV da família York.

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)