A Grande Orquestra do Mundo

Trabalhos de amor perdidos - Shakespeare

Adaptação da peça do autor


27/10/2022 23h59

Ouça a primeira parte do programa:


Ouça a segunda parte do programa:


Tudo é engrenagem em Shakespeare, e é pelo funcionamento deste mecanismo do qual o homem faz parte e age como se pudesse triunfar sobre suas forças que é possível desmascarar a tirania, expor as fragilidades e teimosias que regem nossas paixões. Portanto, é isso que quero dizer quando afirmo que Shakespeare arma arapucas: ele nos coloca diante das engrenagens em ação, não esconde o seu funcionamento, e mostra como suas personagens são presas fáceis ao acreditarem que seu tamanho supera ao do motor que faz girar os urdimentos artificiosos do teatro. Uma bela metáfora para a vida, não acham? E um tremendo manual ético e político também.

É mais ou menos como estar diante de um violinista e vê-lo tocar. Ao mesmo tempo em que nos encantamos com a música, vemos que ele a está operando diante de nós: ficamos enfeitiçados, e também assombrados. Um ator que sobe ao palco para falar as palavras de Shakespeare tem essa mesma responsabilidade: vemos o ator, e vemos a personagem, um diálogo sem simbioses.

Era uma vez um Rei chamado Fernando que governava a região de Navarra. O tempo preciso destes fatos narrados é desconhecido, mas pouco importa. O que interessa saber é que a Navarra de nossa história os prazeres da vida não conheciam impedimentos. E como tudo o que é bom só é eterno enquanto dura, a festa acabou mesmo, ao menos por decreto, e por decisão autocrata promulgada pela voz do próprio Rei Fernando de Navarra. Toda espécie de satisfação dos sentidos estava proibida, incluindo aí a proximidade com mulheres. As únicas paixões permitidas eram aquelas direcionadas ao saber. Este é o mote inicial de Trabalhos de Amor Perdidos, uma trama de reviravoltas em que os próprios arautos da abstinência amorosa serão convencidos do contrário daquilo que pregam.

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças