Sonho de uma noite de verão - Shakespeare
Adaptação da peça do autor
03/11/2022 23h59
Ouça o programa completo:
Amigos ouvintes, vocês estão certos de que estão acordados? Às vezes não parece que dormimos e sonhamos – e depois, já de olhos abertos, nos ressentimos daquele período de descanso em que as revelações eram muito mais poderosas do que essas de agora, quando os sentidos racionais se orgulham em dizer: calma! Calma! estamos despertos e plenamente conscientes?
Sonho de Uma Noite de Verão parece ter sido escrita para celebrar a festa da noite de São João. E também, acreditam alguns, foi composta para alegrar as bodas de algum nobre do tempo de Shakespeare. E dentro da peça, 4 casamentos são oficializados em uma mistura alucinada de enredos que se intercalam. Um sonho dentro de um sonho, personagens reais convivem com fadas, elfos e espíritos, histórias que se desdobram dentro de outras histórias – o teatro shakespeariano é uma verdadeira cebola de camadas que vão sendo descascadas diante da audiência. Ou então parecido com aquelas bonecas russas, as matrioskas – uma boneca dentro de outra boneca que contém outra boneca, e outra boneca dentro de oura boneca mais pequenininha... e assim por diante, em uma proporção simétrica que aproxima a menor escala do tamanho original, do modelo de onde partiu. E ao cabo de tudo, quem sobrevive a tantas narrativas enviesadas é mesmo o ator de carne e osso que Shakespeare faz questão de revelar ao público como narrador das suas aventuras.
Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.
REDES SOCIAIS