Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça o programa completo:


Shakespeare, oh sábio Shakespeare... sua obra inteira é uma teoria do mundo feito teatro, de nós que aqui estamos inventando existir para tentar convencer a alguém de que de fato existimos. Personagens-humanos e humanos-personagens numa dualidade que não sabe separar o artificial do natural, alma do corpo, forma do conteúdo... o claro e o escuro como complementos um do outro para benefício da compreensão de que é impossível ser uma coisa só. Ah, essa tragicomédia que nos condena a ser vários ao mesmo tempo, ainda que tentemos a todo instante defender uma única e ilibada dignidade.

Era uma vez dois irmãos gêmeos de nome Sebastião e Viola. Ambos maravilhavam a todos pelo fato de que – desde o nascimento – se pareciam tanto um com o outro que, não fosse pela diferença dos trajes que usavam, ninguém poderia distinguir quem era quem. Além de nascerem na mesma hora, os irmãos também estavam unidos numa triste ocasião em que a providência divina resolveu pregar uma peça perigosa. O navio em que os irmãos Sebastião e Viola viajavam deu de e encontro com uma rocha durante uma violenta tempestade, e pouquíssimos passageiros escaparam vivos do naufrágio. Durante a catástrofe, Sebastião e Viola foram separados pela violência das ondas, e alguns relatos afirmavam que o rapaz havia sido visto pela última vez agarrado a um mastro enquanto tentava lutar para não submergir. A partir de então, uma trama recheada de mal-entendidos e disfarces será desenrolada, cujo tema principal é o desejo de encontrar um par romântico que satisfaça os esforços empreendidos.

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.