A Grande Orquestra do Mundo

Tróilus e Créssida - Shakespeare

Adaptação da peça do autor


23/02/2023 23h59

Ouça o programa completo:


Esta é a história da famosa Guerra de Tróia contada pelo avesso, ou pelos bastidores, ou pelos fundilhos da calça onde ninguém consegue por muito tempo manter a dignidade em alta. Quanta audácia de Shakespeare, não? A História da bela Helena sob o prisma da caçoada. Gregos e troianos retratados por um raio X irônico que não poupa quem se acha portador de alguma verdade superior... No frigir dos ovos, são todos baixos..., somos todos baixos em alguma medida. E admitir essas fraquezas é o que confere ao ser humano a altivez que falta aos valentões metidos em uniformes militares, sempre apregoando frases de efeito ao vento, gritos de guerra um tanto quanto infantis. Ah, sábio Shakespeare... É só mudar a trilha sonora que o grandioso se transforma em pequeno, pequeniníssimo, minúsculo.

A guerra de Troia eclodiu quando Páris, um jovem troiano - belo e imbrochável – sequestrou a atraente Helena – uma espartana casada com o Rei Menelau. Os reis raramente viam com bons olhos o rapto de esposas, e, neste caso, a coisa evoluiu de tal forma que deu origem a uma briga entre Estados – Devolver ou não devolver a raptada Helena, eis a questão? Os gregos não esperaram pela resposta dos adversários, lançaram-se ao mar, e foram resgatar à força aquilo que lhes pertencia – embora corresse à boca pequena que a tal da Helena – nada ingênua e muito menos pura – estava há anos luz de representar a pobrezinha violentada, ela própria uma estrategista de marca maior. Pena que Cristo ainda não houvesse nascido no tempo de nossa história, porque desconfio de que a moça – fosse em outro cenário – se colocaria de joelhos num gramado em campo aberto e erguendo as mãos aos céus em meio as lhamas, pedindo perdão à Deus pelos pecados dos outros, pecados dos outros, é claro...! Como já bem dizia Nelson Rodrigues: desconfiem dos castos! Estes são os mais obscenos!

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças