Otelo, de William Shakespeare
Adaptação da peça do autor
16/03/2023 23h59
Ouça o programa completo:
Estamos em Veneza, Itália, e meu nome é Iago. Minha missão aqui é simples: vingar-me de Otelo e Cássio, causar-lhes as mais estupendas calamidades, é o que desejo. Ou desejava, porque tudo o que relatarei aqui será imputado a um tempo pretérito, a uma fábula já acontecida, de maneira a tornar tudo ainda mais pedagógico para vocês que me ouvem. Em meu auxílio, guardo um conjunto de gravações com depoimentos relativos à época dos eventos transcorridos. Assim, intercalo as minhas lembranças com aquilo que sei hoje, transcorridos os fatos que me trouxeram até aqui, a espera de meu castigo final. Enfim, voltemos para Veneza, Itália.
Toda a história começa quando ele, Otelo, nomeia Cássio como tenente... um posto que deveria caber a mim ocupar. Já que é assim, já que é Cássio o preferido do meu chefe, serei eu o pior dos seus pesadelos. Agirei pela sombra para destruí-lo. E vou começar atiçando o pai de Desdemona, a mulher do mouro. Com um pouco de intriga ao pé do ouvido é provável que o velho Brabâncio cresça ainda mais sua firme intenção de separar Otelo da filha.
Ah, nobres ouvintes... Que ocasião privilegiada a de vocês. Testemunhas oculares ou auditivas desta voz que já não tem mais forças para mentir. Sou um canalha. Nada surpreendente..., são tantos os canalhas que existem por aí, todos protegidos por alguma bela moral, algum belo discurso, todos excelentes atores que convencem a vocês de que o céu está lá em cima, e o inferno aqui embaixo... Como já bem dizia meu companheiro para as horas difíceis: Há muito mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. Esta é a nossa diferença: a espera de minha sentença final, produto dos crimes por mim cometidos, já não restam forças para dissimular. Meu nome é Iago, o alferes de Otelo. Um falso cristão que a todos destruiu para fazer valer suas ambições pessoais...
Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.
REDES SOCIAIS