Ouça o programa completo:
Roma, século XVI. Após uma noitada de diversões, incluindo orgias com prostitutas e bebedeiras infinitas, um homem avança aos tropeços pelas vielas escuras da cidade italiana. De seu nariz escorre um filete de sangue, abaixo do olho esquerdo um hematoma roxo. São sinais de que aquela figura descomposta acabara de participar de mais uma briga, mais um duelo para o currículo do intrépido rapaz, que seria um rapaz qualquer não fosse ele um gênio das artes. Este é Caravaggio, o polêmico e adorado pintor que revolucionaria a arte das telas ao levar para os quadros à vida sem qualquer embelezamento idealista.
Ao contornar um beco de ruas assentadas por pedras de paralelepípedo, Caravaggio esbarra sem querer em outro homem, dessa vez um sujeito de aspecto sóbrio, sem qualquer resquício de álcool no organismo. O encontrão entre ambos faz com que as partituras de Claudio Monteverdi caiam embaralhadas ao chão. O compositor havia terminado de reger a estreia bem-sucedida de sua ópera A Coroação de Popeia...
Música e pintura são ambas artes dos sentimentos. Se é verdade que trabalham em suportes diferentes: a música é etérea, impermanente, enquanto a pintura é concreta e possui uma matéria exterior que dura para além de nós – ainda assim, música e pintura com seus acordes, timbres, cores, texturas, dinâmicas..., parecem trabalhar para tocar a nossa alma. São artes do espírito, que pouco ou quase nada podem se resumir a uma determinada significação. Possuem técnicas, é verdade, mas são igualmente intuitivas, simbólicas, metafóricas... A música é um quadro cujas figuras estampadas dentro da moldura estão em constante movimento. Um quadro é todo ele uma orquestra coagulada em um instante de tempo.
Quem gosta de música clássica deverá encontrar uma preciosa oportunidade de experimentar a intersecção entre artes compostas por linguagens diversas. Ainda que restritas às suas respectivas ferramentas poéticas: cores, timbres e palavras podem convergir para erguer um entendimento comum sobre a natureza humana. É nesta simbiose entre dramaturgia, música e pintura que o programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura pretende mergulhar.
O programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura vai ao ar na Cultura FM às quintas-feiras no horário das 23h, com reprise aos sábados às 9 da manhã.
REDES SOCIAIS