Episódio 2 – Pablo Picasso, o mestre espanhol do cubismo.
No ar – quinta-feira, dia 01/06 às 23h e reprise no sábado, dia 03/06, às 9h.
01/06/2023 23h00
Ouça o programa completo:
Ano de 1937. Estamos no porto de Le Havre, no noroeste da França, região da Normandia. O clima político na Europa não é dos mais favoráveis, contrastando com o céu azul e a brisa fresca daquela manhã de primavera. Hitler já estava no poder desde 1933 quando uma votação popular alçou o líder nazista ao comando do Estado Alemão. Prevendo o pior, uma fileira de homens e mulheres espera ansiosamente pelo embarque a bordo do Normandie, um luxuoso navio de passageiros que opera rotas transatlânticas. Destino? Fugir para bem longe dos problemas e aportar no outro lado do oceano, nas terras calmas dos Estados Unidos da América.
Mais abaixo, uma escotilha do compartimento de cargas está aberta e funcionários do porto levam para dentro da embarcação enormes placas cuidadosamente embrulhadas com um papel de cor neutra. Poderia ser um carregamento qualquer não fossem aqueles pedaços independentes as peças de um grande mosaico que mudaria a história da pintura. O retrato estilizado e teatral dos efeitos de um bombardeio aéreo ocorrido naquele ano de 1937 em uma aldeia espanhola chamada Guernica. O autor daquela obra perturbadora? O pintor Pablo Picasso.
“Eu não estou interessado em agradar o público. Minhas telas são difíceis demais? Pouco me importa! Que trabalhem também para decifrá-las, se é que há algo escondido nelas para se extrair. De minha parte, desprezo tudo o que a maioria das pessoas deseja encontrar na pintura. Querem beleza? Vão procurar em outro lugar. Querem emoção? Não serei eu a entregá-la a vocês. Quadros com historinhas narrativas, cores agradáveis, graça e proporção? Também não. Que entendam de uma vez por todas: eu não sou uma máquina de fotografia para bater retratos da natureza! As minhas obras são evocações... repito: evocações! Meus olhos estão abertos para uma realidade superior” (Pablo Picasso).
Quem gosta de música clássica deverá encontrar uma preciosa oportunidade para experimentar a intersecção entre artes compostas por linguagens diversas. Ainda que restritas às suas respectivas ferramentas poéticas: cores, timbres e palavras podem convergir para erguer um entendimento comum sobre a natureza humana. É nesta simbiose entre dramaturgia, música e pintura que o programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura pretende mergulhar.
O programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura vai ao ar na Cultura FM às quintas-feiras no horário das 23h, com reprise aos sábados às 9 da manhã.
REDES SOCIAIS