Bravo

Rádio Cultura FM homenageia o grande tenor italiano Enrico Caruso

Na próxima segunda completam 100 anos do falecimento do grande nome da ópera


30/07/2021 14h00

Há um século, no dia 2 de agosto de 2021, falecia em Nápoles, com apenas 48 anos, o tenor Enrico Caruso. Cem anos depois, o cantor, que já era um mito da ópera enquanto vivia, continua a ser ouvido e venerado.

No momento em que Caruso inicia sua carreira – passagem para o século XX – o teatro lírico italiano sofria grandes transformações, com o vigoroso surgimento do verismo, ou realismo na ópera, colocando em xeque o estilo maneiroso até então adotado pelos tenores. Caruso, embora oriundo da velha escola de canto, percebe instintivamente as mudanças e cria um novo paradigma: seu canto sensual, franco e direto, de novas sonoridades, indicará os novos caminhos desde então seguidos pelos tenores que o sucederão.

Se Caruso deve muito à indústria do disco – entre 1903 e 1920, ele registrou 247 faixas – a indústria deve tudo a Caruso, pois a partir dele o disco gravado deixou de ser uma curiosidade e se transformou num negócio imensamente rentável. Num momento em que a técnica ainda incipiente apenas engatinhava e falhava em capturar certas vozes, a voz de Caruso, com seus harmônicos, gravava excepcionalmente bem.

A Rádio Cultura FM, através de seu programa Bravo, presta homenagens ao grande tenor dedicando toda sua programação diária entre 2 e 6 de agosto aos discos e à memória de Enrico Caruso.

Bravo vai ao ar de segunda a sexta, às 16:00 pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 Mhz).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças