Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Enrico Caruso

Há um século, no dia 2 de agosto de 2021, falecia em Nápoles, com apenas 48 anos, o tenor Enrico Caruso. Cem anos depois, o cantor, que já era um mito da ópera enquanto vivia, continua a ser ouvido e venerado.

No momento em que Caruso inicia sua carreira – passagem para o século XX – o teatro lírico italiano sofria grandes transformações, com o vigoroso surgimento do verismo, ou realismo na ópera, colocando em xeque o estilo maneiroso até então adotado pelos tenores. Caruso, embora oriundo da velha escola de canto, percebe instintivamente as mudanças e cria um novo paradigma: seu canto sensual, franco e direto, de novas sonoridades, indicará os novos caminhos desde então seguidos pelos tenores que o sucederão.

Se Caruso deve muito à indústria do disco – entre 1903 e 1920, ele registrou 247 faixas – a indústria deve tudo a Caruso, pois a partir dele o disco gravado deixou de ser uma curiosidade e se transformou num negócio imensamente rentável. Num momento em que a técnica ainda incipiente apenas engatinhava e falhava em capturar certas vozes, a voz de Caruso, com seus harmônicos, gravava excepcionalmente bem.

A Rádio Cultura FM, através de seu programa Bravo, presta homenagens ao grande tenor dedicando toda sua programação diária entre 2 e 6 de agosto aos discos e à memória de Enrico Caruso.

Bravo vai ao ar de segunda a sexta, às 16:00 pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 Mhz).