Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Marco Borggreve
Marco Borggreve Thibaut Garcia

Um álbum construído de forma inteligente pode transformar-se numa empreitada diferenciada que provoca prazer aos nossos ouvidos e nos mostra obras e compositores que não conhecíamos quando os intérpretes conquistam performances de primeira qualidade. É o caso do CD desta semana, intitulado apenas “Aranjuez”, O violonista franco-espanhol Thibaut Garcia, nascido 26 anos atrás em Toulouse, na França, parece em estado de graça ao registrar o mais famoso dos concertos para o seu instrumento ao lado da Orquestra do Capitole de sua cidade natal, Toulouse, regida pelo inglês Ben Glassberg.

Eu disse álbum inteligente porque ele não se esgota na interpretação notável do concerto de Aranjuez, composto por Joaquín Rodrigo e estreado em 1939 com o violonista Regino Sainz de la Maza. Explora o contexto e o momento histórico que acolchoam a obra de Rodrigo. Assim, na sequência do concerto célebre, Thibaut toca quatro interessantíssimas peças para violão solo de Regino Sainz de la Maza – sim, o músico que estreou Aranjuez em 1939. Destaque para o gingado Zapateado e para o intenso Sacrificio, quinta peça do ciclo La frontera de Diós.

Outra ótima sacada que se conecta com as peças anteriores foi incluir a suíte de oito danças “Musique de Cour d’après Robert de Visée” de Alexandre Tansman, contemporâneo de Rodrigo e que o conheceu quando este morou em Paris. Um achado, porque Tansman merece ser melhor conhecido. Judeu polonês, mudou-se aos 33 anos para Paris em 1919. Formou, ao lado de Martinu, Tcherepnin e Mihalovici, a chamada ‘Escola de Paris’. Naturalizou-se francês em 1938. Fugiu dos alemães que tomavam a capital francesa em 1940. Chaplin o ajudou a chegar aos EUA, onde logo arrumou trabalho fazendo música de cinema para Fritz Lang em “Scarlett Street”. Muito amigo de Igor Stravinsky, o mais ilustre exilado entre os compositores, chegou a escrever um livro sobre ele. A suíte prevê violão solista e orquestra de câmara. Uma gema musical que nos transporta para o universo barroco.

E como Thibaut Garcia encerra o álbum? Realizando ele mesmo a transcrição de outra obra de Robert de Visée, alaudista e teorbista da corte francesa entre a segunda metade do século 17 e as primeiras décadas do século 18. Especula-se que seu nome original seja Roberto de Viseu, indicando portanto que era português. Bem, Thibaut transcreveu a suíte de seis danças em lá menor.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.