Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

The Music Journal
The Music Journal O tenor Ian Bostridge e o maestro Antonio Pappano

Antonio Pappano, 60 anos, nasceu em Londres numa família italiana. Aprendeu piano com o pai. Estudou nos Estados Unidos, onde morou dos 13 anos em diante. A ópera sempre o fascinou, desde o primeiro posto, como pianista repetidor da Ópera de Nova York. Daniel Barenboim deu-lhe o impulso mais importante, ao admiti-lo como seu assistente em Bayreuth. Dirigiu por dez anos a Ópera de Bruxelas, La Monnaie, é desde 2002 diretor musical da Royal Opera House de Londres.

O tenor inglês Ian Bostridge, 56 anos, é um dos grandes cantores da sua geração, especialista no universo do lied – e apaixonado por Winterrreise, Viagem de Inverno, o ciclo que é possivelmente a obra-prima representativa da genialidade de Schubert, o compositor máximo do gênero, com mais de 600 canções.

Os dois juntaram-se para interpretar 26 das pouco mais de 90 canções assinadas por Ludwig van Beethoven ao longo de sua vida. Os lieder não foram território privilegiado para o autor da “Nona Sinfonia”. Mas, é preciso reconhecer, ele conseguiu alguns resultados admiráveis num gênero que estava se fixando naquele momento – e teria como cultores máximos Franz Schubert e Robert Schumann entre as décadas de 1810 e 1840.

Seu ciclo mais conhecido é “À Amada distante” (“An die ferne geliebte”), opus 98, seis canções compostas já na maturidade, entre 1815 e 1816. Serviram de modelo para Schubert levar a concepção de ciclo de canções ao limite nos anos seguintes. Outra canção muito conhecida é “Adelaide”, escrita logo que chegou a Viena, ainda no século 18, em 1796.

Entre uma e outra, e já consolidado como um dos grandes, senão o maior compositor da Europa, foi convidado pelo escocês George Thomson a arranjar canções folclóricas irlandesas, galesas e escocesas para voz e trio de piano e cordas. Não se deu a trabalho de aprender inglês para entender as letras. Contratou um assistente que sabia inglês que lhe fazia traduções literais dos versos.

O talento excepcional de Bostridge, dono de um belíssimo timbre e afinação perfeita, une-se aqui à surpreendente maestria de Antonio Pappano. Juntos, eles já provaram a excelência da parceria gravando ciclos como “Schwanengesang”, de Schubert. Aqui interpretam 15 canções de Beethoven para voz e piano. E onze canções com acompanhamento de trio de piano e cordas – sete próprias e quatro canções folclóricas britânicas.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.