A primeira vez que vi André Mehmari tocar a “Chacona BWV 1004” de Johann Sebastian Bach me deixou perplexo. Primeiro porque, ao contrário de seu costume, ele estava usando partitura. Segundo, a partitura era a versão original de Bach para violino solo. Perguntei-lhe a razão. E ele respondeu candidamente que aquela partitura o acompanhava há mais de vinte anos, acrescentando mais ou menos o seguinte: “A música de Bach salva”.
O CD desta semana é a prova viva de que não só a música de Bach salva, mas permanece como o maior manancial de invenção para músicos de todas as épocas e gêneros (se é que existe esta coisa de gênero em música).
Há três versões da Chacona neste álbum: a, digamos, ortodoxa, de Baldini ao violino solo, impecável; a pianística, que sempre me deixa emocionado a cada vez que a ouço, e a cravística – ambas com André Mehmari em estado de graça.
Há também a sonata para violino e contínuo BWV 1023. E há, principalmente uma obra-prima inclusiva, a suíte que dá título à gravação, “Conversas com Bach”. Ali tem de tudo: um scherzo digitale, uma ária brasileira que sobrevoa Villa e Pixinguinha. Música, enfim, da mais alta qualidade. André avisa, em relação à Chacona: “Seguirei sempre na jornada infinita com este texto inesgotável”.
Durante esta semana os ouvintes da Cultura FM podem curtir quantas vezes quiserem o CD na íntegra.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS