Produtor musical, arranjador e compositor, Italo Peron é um dos muitos músicos brasileiros de estúdio, que acabam realizando trabalhos magníficos, sempre em função de outros músicos. Há quarenta anos na estrada, Peron produziu gravações de Paulo Vanzolini, Francis Hime, Carlinhos Vergueiro e Roberta Miranda, entre outros. Sua assinatura está em cerca de 200 trabalhos musicais, entre criação, arranjo e produção de jingles, trilhas e discos.
Não é preciso dizer que Acerto de contas, de Vanzolini, lançado pela Biscoito Fino em 2003, é um dos que mais o orgulham, inspirou até o título de seu CD. Seis anos depois, em 2009, foi diretor musical do documentário “Um homem de moral”, sobre Vanzolini. Além disso tudo, é pai de outro músico notável, o bandolinista Fábio Peron.
E agora, na plena maturidade, decidiu finalmente mostrar seu trabalho como compositor. O CD autoral “Acerto de cordas” reúne registros antigos, de 2006, com outros, de dezembro de 2019.
Sente-se nas doze criações uma sólida unidade de concepção: Peron jamais privilegia o virtuosismo técnico em si; prefere a calma e a experiência de quem já fez de tudo – e contenta-se em acariciar as melodias que cria - como na belíssima “Euridiciana”, inspirada na valsa “Eurídice”, de Tom e Vinicius de Moraes.
Um lirismo indisfarçável permeia as doze faixas. Até o “Frevinho pr’eles” é bem mais tranquilo do que os frenéticos que costumam frequentar os carnavais de Olinda e Recife.
Profundamente ligado ao filho, o bandolinista Fábio Peron, convocou-o para participar do “Frevinho pr’eles” e de “Bachorado”. E o homenageou com duas “Fabianas”, série de composições dedicadas a Fábio: as líricas “Canção da Luz” e “Cantiga de Ninar”.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS