Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Meagan Cignoli
Foto de Meagan Cignoli Alon Goldstein

No século 18, a vida musical nas cidades europeias acontecia basicamente em casa. Pais e filhos reuniam-se após o jantar e se divertiam fazendo música juntos. Não havia séries regulares de concertos, nem temporadas, como hoje em dia. A música instrumental, ou seja, leiga, não religiosa, só era permitida durante a quaresma – no restante do ano, era avis rara e rolava praticamente apenas nos palácios dos nobres, que mantinham suas próprias orquestras.

Por esta razão, não eram comuns as custosas edições de obras mais ambiciosas, como sinfonias e concertos. Em geral eram publicadas versões camerísticas dos concertos para instrumentos solistas antes dos originais com acompanhamento orquestral.

Os próprios compositores faziam reduções, em geral para quarteto ou quinteto de cordas acompanhando o instrumento solista. No CD desta semana, o autor dos arranjos para quarteto de cordas mais contrabaixo acompanhando o piano solista em dois concertos de Mozart é Ignaz Lachner. Ele nasceu em 1807, dezesseis anos depois da morte de Mozart.

Além de facilitar a circulação da música concertante, as versões reduzidas encaixavam-se bem porque os pianos ainda não ofereciam a potência sonora que os modernos exibem. O próprio Mozart escreveu cartas e tornou público que seus concertos poderiam ser tocados com orquestra ou “a quattro”.

O concerto no. 9, conhecido como “Jeunehomme”, K. 271,é de 1777, e o concerto no. 17, K. 453, de 1784. No CD desta semana, o ótimo quarteto de cordas norte-americano Fine Arts – que já gravou álbuns excepcionais com a pianista brasileira Cristina Ortiz – acompanha o pianista Alon Goldstein e também o contrabaixista Alexander Bickard.

Goldstein chama os concertos de piano de Mozart de “óperas-miniaturas”. E explica: “Neles, o pianista, responsável por múltiplos personagens, conversa com as cordas ou os sopros, cada um deles representando um personagem na trama. Quando toca com uma orquestra, o seu diálogo com os sopros acontece a certa distância, ambos de olhos fixos no maestro. Numa gravação como esta, a conversa entre os personagens-instrumentos é muito mais íntima e intensa. É música de câmara de primeira”.

É o que acontece neste álbum encantador, que os ouvintes da Cultura FM podem saborear quantas vezes quiserem durante esta semana.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.