Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Henry Leutwyler / ECM Records
Foto de Henry Leutwyler / ECM Records Keith Jarrett

Aos 7 anos, o menino Keith Jarrett incluiu Johann Sebastian Bach em seu primeiro recital com entrada paga, no dia 3 de abril de 1953, em Allentown, sua cidade natal: a Fantasia em dó menor BWV 906, com pouco menos de 3 minutos de duração. Completaram o programa peças fáceis de Mozart, Beethoven (as variações sobre ‘nel cor più non mi sento’), um noturno de Grieg, Schumann, Mendelssohn e Mussorgsky. Ao todo 14 peças nas primeiras três partes. Na última, duas composições dele mesmo: “Um passeio no zoo” e “Cena na montanha”.

Bach acompanhou-o por toda a vida – assim como o gosto pela composição e pelo improviso. Do autor da “Arte da Fuga”, ele gravou os dois livros do Cravo Bem Temperado; as sonatas para viola da gamba BWV 1027-1029 com Kim Kashkashian; as Variações Goldberg BWV 988; as Suítes Francesas BWV 812-817; e as sonatas para flauta BWV 1030-1035, em versão para flauta doce, pilotando o cravo e ao lado de Michala Petri na flauta doce.

Apesar desta dedicação a Bach, ele sempre foi considerado pela crítica musical internacional ortodoxa como um estranho no ninho. Era difícil aceitar que um músico de jazz pudesse dar conta de obra tão monumental como a de Bach.

Mas ele provou que é perfeitamente possível levar uma carreira artística inclusiva. Ou seja, ser tão bom tocando Bach e os demais “eruditos”, entre aspas, como Shostakovich, de quem gravou os 24 prelúdios opus 87, quanto no repertório jazzístico e na improvisação no calor da hora.

Por isso, no momento em que ele acaba de se aposentar devido a dois AVCs em 2018, dos quais não recuperou os movimentos das mãos, é hora de reouvirmos suas interpretações bachianas e julgá-las sem preconceito.

É o caso deste magnífico álbum duplo da ECM de 2013, em que ele toca ao lado de Michelle Makarski, as seis sonatas para violino e piano BWV 1014-1019. Sâo mais do que leituras impecáveis destas obras-primas. Sâo performances de primeiríssima qualidade. O registro é de 2010.

Durante esta semana os ouvintes da Cultura FM podem curtir à vontade este passeio pela sempre essencial música de Bach para violino e piano.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.