Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Sergio Azzolini

Ele é um dos instrumentos de som mais grave da orquestra. E é logo visualmente destacado no oceano de instrumentistas de uma orquestra sinfônica por seu longo tubo de madeira reluzente de 2 metros e meio e o finíssimo tubo de prata-de-lei. Este tubo curvo liga a palheta dupla – como a do oboé – soprada pelo músico ao corpo do fagote. A curvatura do tubo em “U” modifica a sonoridade.

E é justamente ela que espanta quando seu timbre destaca-se num solo. A sonoridade gaiata encantou compositores ao longo dos séculos; seus graves sustentam a base da harmonia das madeiras, suporte essencial numa orquestra sinfônica.

O fagotista italiano Sergio Azzolini, de 53, nascido em Bolzano, escolheu seu instrumento por sugestão da mãe e estudou no conservatório da cidade até 1985. Em seguida, cursou a Hochschule for Musik de Hanôver, na Alemanha, quando teve a chance de estudar com o grande fagotista Klaus Thunemann. Azzolini já gravou extensivamente música de câmara e orquestral para selos como EMI, Sony e a Chandos inglesa.

Ele decidiu registrar os 39 concertos para fagote de Antonio Vivaldi para o selo francês Naïve. O CD desta semana é o quinto que ele grava com seu próprio grupo, Onda Armonica.

Azzolini considera Vivaldi um compositor de vanguarda, pois explorou todos os recursos do fagote nestes concertos e também do grupo orquestral de seu tempo. Nestes concertos, os sopros se integram à teorba, alaúde, harpa, órgão e cravo. “Optei por esta formação após o estudo intensivo das partituras de Vivaldi preservadas na Biblioteca de Dresden”.

A orquestra expandida imprime uma carga dramática extra tanto aos andamentos rápidos, virtuosísticos, quanto aos lentos, com uma intensidade que se perde em execuções rotineiras.

Outro detalhe importante: Azzolini “transplantou”, ou seja, toca cadências retiradas dos concertos para violino de Vivaldi – e isso acrescenta ainda mais interesse e brilho nestas performances admiráveis de um repertório pouco conhecido.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.